Workshop aborda desenvolvimento de Índice de Governança Municipal em Corumbá

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, promoveu, em conjunto com o Conselho Regional de Administração (CRA), o Workshop “Desenvolvimento do Índice CFA de Governança Municipal (IGM – CFA) na Prefeitura de Corumbá”. O evento foi realizado ao longo de toda a manhã desta sexta-feira, 30 de abril, no auditório do Paço Municipal.

O Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) é uma fermenta que auxilia gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu Município. Um diagnóstico do município de Corumbá foi realizado utilizando a ferramenta Índice CFA de Governança Municipal e agora será desenvolvida uma ferramenta adaptada do IGM-CFA conforme as necessidades do nosso município, para que os gestores possam acompanhar o desempenho da gestão.

O prefeito Marcelo Iunes participou da abertura do Workshop. Ele destacou o apoio da ferramenta apresentada pelo Conselho para a administração pública. “Agradeço ao Conselho Regional e ao Conselho Federal de Administração pelo apoio no uso dessa ferramenta muito importante que é o Índice de Governança Municipal. Em Corumbá, apesar da crise financeira, estamos conseguindo pagar em dia nossos servidores e colocar muitos projetos em execução. Tudo isso acontece muito em razão do trabalho de nossos secretários, presidentes de Fundações e toda nossa equipe de gestão. Temos também, mantido um bom posicionamento no ranking nacional que mede a Transparência Pública dos Estados e Municípios. Com certeza as equipes dos Conselhos de Administração vão nos ajudar muito mais a partir de agora”.

Iunes afirmou ainda que o encontro desta sexta-feira permitirá a definição de como o IGM poderá se adaptar às necessidades do município. Corumbá foi escolhida pelo seu comprometimento em construir e aplicar ferramentas de gestão para implementar melhorias na administração municipal.

Corumbá é o primeiro município de Mato Grosso do Sul a receber a devolutiva, através do estudo das variáveis, indicadores, metas e notas, considerando a posição em seu grupo e levando-se em conta municípios semelhantes.  Lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração. O IGM e consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, violência, entre outras.  O Índice tem abrangência nacional.

 

Skip to content