O prefeito Marcelo Iunes acompanhou na manhã desta quinta-feira, 13 de maio, a missa em homenagem ao Dia de Nossa Senhora de Fátima. A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, também assistiu à celebração.
Presidida pelo padre Rodenei Sierpinski e concelebrada pelo padre Fábio Vieira, a missa reuniu autoridades civis e militares como o comandante do 6° Distrito Naval, contra-almirante Paulo César Bittencourt Ferreira, e o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general de brigada José Luís Araújo dos Santos.
História de Nossa Senhora de Fátima
O Dia de Nossa Senhora de Fátima é comemorado em 13 de maio no Brasil. Nessa data, os católicos recordam a primeira das aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos – Jacinta, Francisco e Lúcia – que ocorreu na cidade de Fátima, Portugal, no ano de 1917.
As aparições de Nossa Senhora de Fátima se repetiriam no dia 13 de cada mês até outubro e, durante esses encontros, as crianças rezavam o rosário e recebiam revelações de Nossa Senhora. À medida que as crianças recebiam as visitas de Nossa Senhora, a notícia se espalhava e cada vez mais atraíam peregrinos ao lugar.
Em outubro, mais de 50.000 pessoas teriam presenciado o “milagre do sol” onde o astro teria dado voltas em si mesmo. Também teriam sido revelados três segredos aos videntes. Os dois primeiros se referiam à Primeira Guerra Mundial e à Rússia que acabava de adotar o socialismo como regime de governo.
O terceiro, que deu origem à diversas especulações, fazia menção a um atentado que um pontífice sofreria. Acredita-se que a tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, em 1981, tenha relação com este segredo.
Francisco e Jacinta morreriam jovens, mas Lúcia ingressou na Ordem das Carmelitas Descalças e viveu até a idade de 97 anos. Francisco e Jacinta seriam canonizados pelo Papa Francisco, em 13 de maio de 2017, ano do centenário das aparições. Com informações do site calendarr.