Prefeitura entrega Prêmio Helô Urt para personalidades que exaltam papel da mulher na sociedade

A Prefeitura de Corumbá entregou na manhã desta quinta-feira, 06 de maio, o Prêmio Mulher Helô Urt. A iniciativa presta homenagem às pessoas que contribuíram para o reconhecimento e valorização das mulheres que se destacaram nas áreas de Cultura, Meio Ambiente, Cidadania, Personalidade e Sensibilidade de Gênero no trabalho de reforçar o papel feminino na sociedade.

Foram premiados Elenina de Paulo (Cultura); Ana Claudia Moreira Boabaid (Meio Ambiente); Amanda Balancieri Iunes (Cidadania); Cláudia Elizabete da Costa Moraes Mondini (Personalidade) e Roberto Ajala Lins (Sensibilidade de Gênero). A premiação é iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social Cidadania e sua Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher.

A psicóloga Cláudia Elizabete da Costa Moraes Mondini discursou em nome dos homenageados. “Devemos muito a muitas mulheres que lutaram, para estarmos aqui. Fico feliz em ver homens envolvidos e comprometidos com a causa das mulheres. Não conheci a Helô Urt, mas sei que foi uma mulher que deixava claro que as mulheres têm condições de fazer tudo o que quiserem. Que todas as mulheres tenham a força da Helô”, disse.

Secretária Municipal de Assistência Social Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, destacou o trabalho realizado por cada um dos homenageados com o Prêmio Mulher Helô Urt. “Deixo aqui nosso agradecimento pelo grande serviço que prestam às mulheres. A Helô se destacou no trabalho em defesa das mulheres e incentivo às causas femininas, é uma referência para nós”, afirmou. Amanda informou que o advogado Roberto Lins não pôde comparecer à cerimônia, mas vai receber a premiação em data a ser definida.

Presente à solenidade de premiação – que seguiu as medidas de biossegurança –, Luiz Eduardo da Costa Urt lembrou o trabalho da mãe. “Vai fazer 10 anos que ela nos deixou, mas ficou um legado de ensinamento. Ela sempre dizia que a mulher não depende do marido para nada. Tinha sempre o objetivo de ajudar a todos”, disse.

Primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Corumbá, o vereador Manoel Rodrigues exaltou a premiação. “Esse é um momento muito importante na valorização da mulher. Valoriza também as personalidades que lutam no cotidiano pela garantida destes direitos”. Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Wânia Alecrim, lembrou o incentivo de Helô em sua vida e agradeceu a confiança do prefeito em seu trabalho à frente da Coordenadoria.

O prefeito Marcelo Iunes destacou que a premiação é importante porque exalta o trabalho e as ações realizadas em defesa dos direitos da mulher. O chefe do Executivo Municipal ressaltou a importância de Heloísa Urt e da premiação que a homenageia. “Conheci a Helô e o trabalho que ela realizava. Fazia muito pela cultura e, principalmente, pelas mulheres. A Helô sempre incentivava as pessoas. Parabenizo todos os homenageados, cada um de vocês tem grande merecimento. Vocês têm grande trabalho e são merecedores deste reconhecimento”.

Iunes ressaltou o trabalho da rede de proteção à mulher em Corumbá. “Temos o CRAM, a Patrulha Maria da Penha; apoio do Judiciário, do Conselho da Mulher. Quanto mais fizermos um bom trabalho pelas mulheres, mais reconhecimento o serviço da rede terá”, completou o prefeito.

Helô Urt

Heloísa Helena da Costa Urt faleceu aos 61 anos de idade, no dia 23 de novembro de 2011. Helô Urt, como era carinhosamente chamada, tinha graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tinha forte atuação política e era um ícone da cultura corumbaense. O Prêmio Mulher Helô Urt foi criado pela lei municipal 2.327/2013.

Skip to content