Prefeitura inicia entrega de 5.538 kits alimentação escolar para alunos da REME

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta quarta-feira, 19 de maio, a entrega dos kits alimentação escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino (REME). Ao todo o município vai distribuir 5.538 kits aos responsáveis que requereram o benefício diretamente na unidade de ensino.

“O prefeito Marcelo Iunes determinou que fizéssemos a entrega desses produtos que estavam em nosso almoxarifado. Fizemos o levantamento nas escolas, através do interesse demonstrado pelas próprias famílias”, explicou o secretário municipal de educação, Genilson Cavanarro de Abreu.

“O kit maior, que ainda vamos fornecer aos estudantes da REME, está em processo licitatório. Ou seja, vamos ter ainda mais duas entregas ao longo deste semestre e, se houver a possibilidade, até uma quarta entrega de gêneros alimentícios diversos”, afirmou o secretário, que acompanhou o trabalho realizado nos Centros de Educação Infantil (CEI), Eunice Ajala Rocha, Maria Candelária, e na Escola Barão do Rio Branco.

“Esse kit não é um sacolão. Ele corresponde a 20% do que a criança se alimenta na Rede Municipal durante um mês. Então esse kit vai ser entregue para todos esses alunos, independente do número de filhos. É um por aluno. Nesse primeiro momento, estamos atendendo as creches, pré-escolas e alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental”, completou o secretário de Educação.

Tânia Ojeda afirmou que o kit chegou em boa hora (Fotos: Gisele Ribeiro)
Tânia Ojeda afirmou que o kit chegou em boa hora (Fotos: Gisele Ribeiro)

Para Tânia do Carmo Ojeda, moradora do Vitória Régia, a ajuda chegou em boa hora. “É uma ajuda importante sim”, afirmou a mãe da pequena Caroline Vitória, aluna do CEI Eunice Ajala. “A gente torce para que tudo isso passe e as aulas voltem logo. Enquanto isso vamos levando do jeito que dá”, completou a dona de casa.

Melina Carvalho de Souza, diretora do CEI, reforçou a importância da ação da Prefeitura. “Vemos essa entrega dos kits como um presente. Em tempos tão difíceis, a gente sabe que a nossa comunidade, em especial, é muito carente. Então, é um refrigério pra eles, para as famílias”, avaliou.

“É também uma alegria a gente poder receber nesse espaço, mesmo com todo o distanciamento, todos os procedimento de biossegurança, podermos rever algumas de nossas crianças trazidas pelos pais. Então, pra gente é uma alegria também”, descreveu a diretora. No Eunice Ajala, das 173 crianças matriculadas, 143 solicitaram os kits.

Em toda a Rede Municipal, todos os cuidados para evitar o contágio pela Covid-19 foram tomados. A biossegurança segue desde a entrada até a saída da unidade de ensino. Além da medição de temperatura, do álcool em gel e do distanciamento, cada kit vem com uma cartilha ensinando a forma correta de higienizar e armazenar os alimentos.

Cada kit alimentação escolar contém um quilo de arroz, um quilo de feijão, dois pacotes de biscoitos, um pacote de 500 gramas de macarrão e um pacote de 400 gramas de leite em pó. Os alunos da Educação Infantil ainda vão receber doze frutas, nove legumes e seis unidades de ovos. Já os estudantes do Ensino Fundamental I, além dos seis itens não perecíveis, levarão para casa treze frutas, dez legumes e seis unidades de ovos.

Nas escolas da zona urbana, a entrega será feita nos dias 19 e 20 de maio. Já os estudantes da região do Campo receberão os kits nos dias 26 e 27 deste mês. Na região das Águas, onde a logística para acesso é mais complexa, a entrega começa no dia 26 e prossegue até que a última escola seja atendida.

Skip to content