Servidores são capacitados sobre Sistemática de Exportação pelo Sebrae e CIN

Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS, em parceria com a Fiems, através do IEL e do Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul (CIN/MS), promoveu, nesta quinta-feira (29), o curso Sistemática de Exportação voltado para servidores da Prefeitura Municipal de Corumbá. A capacitação foi solicitada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, por meio da Gerência de Comércio Exterior, com a proposta de auxiliar os funcionários no atendimento ao público referente ao tema.

“O poder público precisa saber mais a respeito da área de Comércio e Exportação e quando assumi a gerência da secretaria, aproveitei o Cidade Empreendedora para que os servidores pudessem aprender mais sobre isso e, realmente, entendam como funciona o fluxo. Eles precisam ter esse conhecimento, principalmente, por Corumbá estar localizada em uma região de fronteira e nós precisamos orientar bem os empreendedores interessados”, comentou o secretário Lourival Vieira Costa, titular da pasta, que também participou da capacitação.

Durante o curso, ministrado pela consultora do Sebrae Andrea Afif Elossais, os servidores aprenderam desde os aspectos básicos referentes ao tema, como nomenclaturas específicas, até o funcionamento do fluxo. A capacitação de oito horas/aula contou com dois momentos: um teórico e outro prático. “Pela manhã foi passado todo o conteúdo e, à tarde, os participantes puderam colocar o aprendizado em prática com um estudo de caso, onde simularam uma exportação via terrestre de Corumbá a Puerto Quijarro, na Bolívia”, explicou a consultora.

Segundo a coordenadora do CIN/MS, Gracieiry Arruda, a capacitação dos servidores pode ser considerada um passo importante para o município. “Corumbá é um dos municípios do nosso estado com grande viés de comércio exterior, um dos fatores favoráveis a isso se dá devido a fronteira com a Bolívia e o grande fluxo de exportação e importação. Capacitar os servidores municipais é um marco relevante em um momento que a cidade se encontra em desenvolvimento para o mercado internacional e com isso as indústrias e os investidores, se fortalecem e ganham um alto padrão de atendimento dentro do município”, expôs a coordenadora.

Fomento ao Comércio Exterior por meio do Cidade Empreendedora

Neste ano, além de Corumbá, outros municípios de Mato Grosso do Sul localizados na região de fronteira também aderiram ao programa Cidade Empreendedora e, por meio da iniciativa, o Sebrae em parceria com o CIN/MS, tem realizado um trabalho de capacitação junto às prefeituras com a proposta de preparar os municípios para as oportunidades que podem surgir relacionadas à área de Comércio Exterior, principalmente, por conta da implantação da Rota Bioceânica.

De acordo com a gestora de ações de Internacionalização do Sebrae/MS, Fernanda Lopes, no final de junho, por exemplo, servidores municipais das prefeituras de Porto Murtinho e Jardim – municípios que integram o Cidade Empreendedora e fazem parte da Rota Bioceânica – foram capacitados na área de Sistemática de Exportação. Fernanda pontua que esse trabalho é desenvolvido com o intuito de auxiliar às prefeituras na orientação dos empreendedores locais, além de mostrar aos gestores a importância de criar estratégias de incentivo ao Comércio Exterior.

“Queremos conscientizar os municípios das regiões de fronteira e integrantes da Rota Bioceânica, a respeito da importância de investir na área de Comércio Exterior e fomentar iniciativas voltadas para o setor para que as pequenas empresas também possam se sentir capazes de exportar e entendam as possibilidades de importação de insumos para barateamento de custos de produção e consequente aumento de competitividade”, enfatizou Fernanda. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

*** As informações são da Assessoria de Imprensa do SEBRAE/MS

Skip to content