Corumbá dá continuidade ao trabalho de elaboração ao Plano Plurianual 2022/2025

A Prefeitura de Corumbá iniciou nesta quinta-feira, 1º de julho, a terceira fase do trabalho de elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2022/2025. Com o objetivo de aumentar a participação popular e assegurar a transparência das ações do Poder Público Municipal, a população pode deixar sua sugestão no Orçamento Participativo, encerrado no dia 30 de junho.

Todas as demandas recebidas pela Ouvidoria Municipal, os requerimentos do Legislativo municipal e o Plano de Governo do prefeito Marcelo Iunes também ajudaram a formar as diretrizes que serão seguidas pelo Executivo. As ações estão divididas em quatro programas: Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico e Ambiental; Desenvolvimento Da Infraestrutura do Município; e Desenvolvimento da Gestão.

“Pela primeira vez na história de Corumbá, vamos elaborar o PPA sem contratar uma consultoria apenas para isso. Todo o trabalho está sendo feito pelos servidores do Município, com a coordenação da Superintendência de Planejamento e Orçamento”, ressaltou o prefeito Marcelo Iunes, que hoje se reuniu com os secretários e diretores-presidentes das fundações e autarquias.

“Agora chegou o momento de todas as pastas darem sua colaboração e ajudar a construir a cidade que queremos. Todos podem e devem contribuir em sua área, lembrando que o objetivo é sempre melhorar a vida das pessoas que vivem em nossa cidade e deixar a máquina pública cada mais dinâmica e humanizada”, finalizou o prefeito.

Na próxima segunda-feira, 5 de julho, acontece a primeira oficina técnica para elaboração das ações com metas e quantificação de cada um dos quatro programas (Social; Econômico e Ambiental; Infraestrutura; e Gestão). Uma segunda reunião, para avaliar e consolidar esses dados, está marcada para o dia 19 deste mês. A previsão é que a minuta do PPA seja apresentada em agosto e a Audiência Pública aconteça em setembro.

A entrega do Projeto de Lei à Câmara de Vereadores está programada para acontecer em outubro. Depois que o PPA é aprovado pelo Poder Legislativo, o Poder Executivo elabora, a cada ano, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), onde são definidos os valores que serão gastos em cada ação.

Skip to content