Parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Sindicato Rural de Corumbá e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) iniciou nesta quarta-feira, 14 de julho, a capacitação do programa ‘Negócio Certo Rural’. A qualificação acontece no assentamento Taquaral e é voltada para produtores da agricultura familiar quer integram a cadeia produtiva da piscicultura.
“Concluindo o curso, o produtor vai conseguir fazer o plano de negócio. Como aqui são produtores de piscicultura, eles vão aprender e construir um plano de negócio relacionado à atividade, no caso a piscicultura”, explicou o instrutor do Senar/MS, Hélcio Sandim. Também são apresentadas ferramentas de cálculo de custo de produção, além de controles internos e planejamento da administração da propriedade.
As etapas do ‘Negócio Certo Rural’ são as seguintes: realização do diagnóstico da propriedade rural; identificação das ideias do negócio; descrição do negócio; consultoria de avaliação da ideia do negócio; verificação da viabilidade do negócio; organize e administre o negócio e, por fim, consultoria de gestão da propriedade.
“O primeiro deles é para o diagnóstico da propriedade, quando fazemos o levantamento da área, os pontos fortes e fracos e quais as oportunidades que podem ter. A partir daí, ele vai desenvolver essa ideia de negócio, para chegar ao último encontro com esse plano de negócio construído. Esse último é uma consultoria, é uma visita. Cada produtor vai ter uma visita exclusiva na propriedade”, completou o instrutor do Senar.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite, acompanhou o início da capacitação no assentamento Taquaral. Ele destacou que a parceria segue a orientação do prefeito Marcelo Iunes para incentivar a produção dos assentamentos de Corumbá e ressaltou a importância do curso para os produtores familiares.
“Temos essa parceria da Prefeitura de Corumbá com o Sindicato Rural e o ‘Negócio Certo Rural’ está incluído num programa que chama Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Nos assentamentos já temos os ATeGs hortifrúti, leite, Agroindústria e dentro da planície pantaneira temos o ATeG Pantanal. Hoje estamos buscando o ATeG piscicultura para atender aos pequenos produtores da agricultura familiar. Para participar dessa assistência técnica gerencial, juntamente com o Senar e Sebrae, na parte da comercialização, o pequeno produtor precisa participar do programa ‘Negócio Certo Rural. Lá, ele rá olhar custo dessa produção e durante quatro semanas, com outras duas de visita técnicas em cada propriedade. Assim, ele vai poder recebe essa assistência técnica e gerencial com veterinário, engenheiro agrônomo, zootecnista, para acompanhá-lo durante dois anos de programa, para produtor começar a comercializar a sua produção, no caso, aqui, a piscicultura”, detalhou.
Luciano Leite informou que o curso sai a custo zero para os produtores da agricultura familiar do município. “Não tem custo nenhum, é custeado pela parceria do Senar, Sindicato Rural de Corumbá e Prefeitura Municipal de Corumbá. Recebendo essa assistência técnica, hoje nós temos a Feira do ATeG, já com duas edições, com o hortifrúti, com o leite e a gente conseguindo colocar a piscicultura, teremos também um peixe que poderá ser comercializado nessa feira. Queremos que a agricultura familiar tenha produção em larga escala e atenda ao mercado de Corumbá e Ladário”, finalizou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.
Negócio Certo Rural
O programa Negócio Certo Rural (NCR) é de curta duração (46 horas). É desenvolvido pelo Senar/MS em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa). O Negócio Certo Rural tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural através da capacitação, como foco no empreendedorismo. Atua orientando e realizando o diagnóstico da propriedade, apresentando a viabilidade do negócio e colaborando para o relacionamento do produtor com o mercado.
O NCR é oferecido para todos os produtores rurais atendidos nas vertentes de ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) do Senar/MS, auxiliando na análise diagnóstica da atividade rural.