A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, em parceria com o Sindicato Rural de Corumbá, está levando a campanha de vacinação contra a Covid-19 para regiões distantes do Pantanal sul-mato-grossense.
Além das doses, a Prefeitura de Corumbá disponibiliza os servidores necessários para toda realização do trabalho. Já os pecuaristas da região estão auxiliando na logística, na acomodação e na alimentação dos profissionais. A ação envolve inclusive uma aeronave para agilizar o deslocamento da equipe.
“Foi uma mobilização entre os produtores e o Executivo municipal com objetivo de imunizar os trabalhadores rurais dessas áreas afastadas do Centro urbano”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, que destacou a parceria da categoria, uma das mais importantes da economia local.
“A orientação do prefeito Marcelo Iunes é de que todas as Secretarias, Fundações e Autarquias se empenhem nesse processo de vacinação em massa. E é assim que se resolvem os problemas: unindo todo mundo em torno de um bem comum”, completou o secretário municipal.
“Nosso município possui uma peculiaridade em relação aos demais que é a enorme extensão territorial, e a sazonalidade da cheia e da seca que dificulta ainda mais o acesso. Mas cumprimos o compromisso de levar saúde a toda população”, afirmou reforçou o secretário Rogério Leite, que complementou:
“Há pantaneiros que moram em fazendas onde o acesso só é possível pelo meio aéreo. Durante a campanha de vacinação contamos com inúmeros parceiros, como o Exército, a Acert, e agora o Sindicato Rural, apoio este de suma importância para levar a imunização a o mais breve possível a todos os corumbaense”, pontou Rogério.
“Na terça-feira estivemos na Fazenda Bela Vista e na fazenda São Sebastião, ambos na região do Paiaguás, e na fazenda Santa Fé da Corixinha, na região da Nhecolândia. Nesta quarta feira, 07, o atendimento será na fazenda Piratininga, fazenda São Miguel, Santa Eulina e São Francisco, no Paiaguás, e na Cocais, na Nhecolândia”, detalhou o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite.
“Essa são as fazendas que também vão receber os vizinhos para poder fazer a vacinação, tanto da Janssen, quanto a segunda dose da Astrazênica e da Coronavac. Muito importante essa parceria do Sindicato Rural, através de seus associados, que cederam a aeronave, sua sede e a alimentação da equipe. Na São Francisco e no Cocais os servidores pernoitarão lá, devido a distância e o número de pessoas cadastradas”, finalizou Luciano.