A vacinação no Pantanal imunizou mais de 1,8 mil moradores e trabalhadores em fazendas localizadas nas regiões da Nhecolândia, Paiaguás, Abobral, Nabileque e Jacadigo. Realizada no período de 05 a 14 de julho pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Sindicato Rural de Corumbá, a ação utilizou aviões para transportar as equipes de imunização. As aeronaves foram cedidas pelos pecuaristas.
“Nosso objetivo, com essa parceria, foi atender aos trabalhadores e moradores da área rural que estão em regiões muito distantes do centro urbano. Houve a conversa em torno da dificuldade de logística para fazer esse acesso e, prontamente, o Sindicato Rural de Corumbá, com seus associados, se organizou para garantir o acesso à vacinação e estabelecemos essa parceria em benefício da população de Corumbá. O Município sempre busca apoio para ampliar os resultados de suas campanhas e ações. Temos encontrado nas parcerias uma grande ajuda nesse sentido”, explicou o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques. Ao todo foram imunizadas 1.826 pessoas, informou a Secretaria Municipal de Saúde.
“A orientação do prefeito Marcelo Iunes é de que todas as Secretarias se empenhem para resolver problemas em torno do bem comum da nossa população. Há corumbaenses que moram em fazendas onde o acesso só é possível pelo meio aéreo. Durante a campanha de vacinação contamos com inúmeros parceiros. Este apoio do Sindicato Rural foi de suma importância para levar a imunização para todos os corumbaenses”, pontuou o secretário de Saúde, Rogério Leite.
Presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Leite, destacou que sem a união dos pecuaristas e Poder Público Municipal, seria muito difícil imunizar em massa moradores e os trabalhadores rurais. “Com isso nós conseguimos nosso objetivo, vacinamos quase 2 mil pessoas que moram na planície pantaneira, que é uma região de difícil acesso. Se não fosse essa grande parceria com os produtores na parte da aviação e seus pilotos, não conseguiríamos isso. Foi uma ampla parceria, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável cedeu uma caminhonete e a Secretaria Municipal de Saúde liberou enfermeiros e técnicos para a imunização”, disse.
Luciano ressaltou que a iniciativa serviu de exemplo para outros municípios pantaneiros. “Acredito que foi um ato inédito dentro do município de Corumbá. Outros municípios estão começando a fazer o que nós já encerramos. A Secretaria de Saúde de Rio Verde está descendo pela borda da Nhecolândia, a Secretaria de Saúde de Aquidauana está começando também fazer a borda da Nhecolândia. Essa nossa ação mostrou para os municípios limítrofes com a planície pantaneira de Corumbá que a união faz a força e todos podem receber o benefício”, completou o presidente do Sindicato Rural. Além de aviões e pilotos, os produtores rurais também viabilizaram a propriedade para aplicação da vacina, alimentação e veículos.