O prefeito Marcelo Iunes oficializou, ao governador Reinaldo Azambuja, os pedidos de extensão da rede de saneamento básico para a população ribeirinha do Pantanal de Corumbá e de liberação de financiamento do PRONAF para aquisição de matrizes leiteira para os pequenos produtores ribeirinhos da borda do rio Paraguai. O vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto e o secretário de Governo, Luiz Antônio da Silva, também participaram do ato.
A solicitação foi feita nesta quarta-feira, 28 de julho, na região do Porto São Pedro, no Pantanal corumbaense, onde foi realizado o evento de inauguração do Programa Ilumina Pantanal, parceria do Governo do Estado e Energisa, com presença do ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque.
“O governador Reinaldo Azambuja, que é um grande parceiro de Corumbá, sinalizou positivamente aos nossos pleitos e colocou o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, para fazer o levantamento do que precisa junto aos técnicos da Prefeitura que trabalham na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável”, informou o prefeito de Corumbá.
Marcelo Iunes lembrou que o PRONAF já beneficia a agricultura familiar nos assentamentos rurais de Corumbá, através da Agraer junto ao Governo do Estado. “Agora nós pedimos para viabilizar recursos desse fundo, que é via Banco do Brasil, para os ribeirinhos que moram no Pantanal do nosso município”.
Também participou da reunião que oficializou os pedidos ao governador, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite. Ele informou que o Município já discutia os assuntos com o Executivo Estadual.
“O recurso do PRONAF vem através do Ministério da Agricultura, então isso é tratado juntamente a Agraer, que é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), do secretário Jaime Verruck e, a parte do saneamento é com a Secretaria de Infraestrutura, com o secretário Eduardo Riedel. São conversas que já tivemos com os titulares destas duas grandes Secretarias do Estado”, finalizou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá.