Agosto Lilás: Bikeata Pantaneira divulga importância do combate à violência contra a mulher

Mais de 70 ciclistas participaram da ‘Bikeata Pantaneira 2021’ na manhã deste sábado, 21 de agosto, em Corumbá. A iniciativa, promovida numa parceria da Prefeitura de Corumbá com a Polícia Militar, percorreu 5 quilômetros da parte alta da cidade divulgando a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. Integrando a programação do ‘Agosto Lilás’ no município, o passeio ciclístico teve início na Base Comunitária do Kadwéus, no bairro Nova Corumbá. O percurso terminou na praça CEU, no bairro Jardim dos Estados.

A coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Wânia Alecrim de Lima, acompanhou o evento representando a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Ela ressaltou a atuação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Corumbá. “Temos uma rede forte, bem integrada, com as instituições interagindo uma com a outra para que nenhuma mulher sofra e venha a morrer diante dessa violência brutal. Esta Bikeata é uma forma de conscientização, mostra para a população corumbaense, população de fronteira que todos nós, toda a sociedade, somos responsáveis pelo combate à violência contra a mulher”, afirmou.

Supervisora do Programa Mulher Segura (Promuse) em Corumbá e Ladário, a tenente da Polícia Militar, Joicy dos Santos Gonçalves, destacou que a Bikeata é um instrumento importante para levar a orientação sobre o combate a violência contra a mulher em todos os níveis. “A bicicleta é democrática, atinge todas as idades. Trabalha a sua saúde física e mental e a socialização. E, a partir desse ano, vamos trabalhar mais ações que levam à valorização da autoestima da mulher e conscientizar sobre a necessidade do combate a essa violência. Também, falar da importância de denunciar a violência doméstica. Ocorrências de emergência em que a mulher está sendo ameaçada, sendo agredida, as pessoas devem ligar imediatamente para o 190 da PM, que a Polícia Militar vai ao local para afastar o agressor dessa vítima e dar o devido encaminhamento. Agora, se essa situação já ocorreu, mas você sabe que aquela mulher sofre aquele tipo de problema, o disque-denúncia é o 180”, explicou a tenente do 6° Batalhão da PM.

Participando do passeio ciclístico, Arlene Inez de Carvalho Costa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, disse ser fundamental chamar a atenção da sociedade para o problema. “O Agosto Lilás visa justamente sensibilizar as pessoas para que voltem um olhar diferenciado às mulheres vítimas de violência. Temos um índice muito grande no Mato Grosso do Sul e no Brasil e Corumbá não é diferente. Esse passeio ciclístico é importante porque vai chamar atenção de uma forma diferente para que todos se conscientizem. Presenciou a violência denunciem”.

“A Funec é sempre parceira de eventos que incentivam a prática de esporte e aqui nossa participação, nosso apoio são fundamentais para que possamos transmitir essa mensagem da importância de todos ficarmos atentos e ajudarmos a combater todo o tipo de violência contra as mulheres”, ressaltou o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Luciano Silva de Oliveira.

A realização da “Bikeata Pantaneira 2021 – Agosto Lilás” contou com participações da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) e Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat); da Polícia Militar de Corumbá; do Movimento Prossiga; do Programa Mulher Segura (Promuse) da PMMS e Corpo de Bombeiros Militar.

Skip to content