Nesta terça-feira, 17 de agosto, é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico. Em alusão à data, será realizado o I Encontro Anual: Escola, Comunidade & Patrimônio na Escola Jatobazinho, localizada em uma comunidade ribeirinha na região do Paraguai Mirim em Corumbá.
A ação acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 20 e 21 de agosto, para auxiliar os estudantes a refletir sobre o papel da cultura como fator de desenvolvimento humano, além do papel na construção da identidade cultural das comunidades ribeirinhas.
A programação inclui Sessão Pipoca com a exibição do mini documentário Vozes da Cultura Popular de Corumbá e Ladário, bate-papo com mestre do saber e artesão de Viola de Cocho – Sr. Sebastião Brandão, Roda de conversa sobre propriedade de patrimônio histórico com a antropóloga Edivânia Freitas, Contação de História e Oficinas Multidisciplinares com a pesquisadora Gesliane Chaves sobre cartografia e memórias afetivas.
O projeto é realizado pela a Bela Oyá RP & Produções e integra a pesquisa no programa de mestrado em Estudos Fronteiriços, da produtora cultural Thayná Cambará, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A ação é realizada em parceria com o Instituto Acaia, cooperador da Escola Municipal, onde estudam 63 alunos do ensino fundamental de 1ª a 5ª série.
As atividades do Instituto, na região, começaram em 2008, estando localizado em uma propriedade rural, a 100 km da cidade, onde se tem acesso à educação. “Estamos muito animados com o evento. Vai ser um sucesso para nossa comunidade escolar. Tenho certeza de que haverá muita troca de conhecimento”, explica Sylvia Helena Bourroul, diretora do Acaia Pantanal.