A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, e Conselho Municipal de Saúde de Corumbá, convida todos a contribuir com a consulta pública para a elaboração participativa do Plano Municipal de Saúde de Corumbá-MS, instrumento estratégico que irá direcionar o planejamento das políticas públicas de saúde no nosso município para os próximos quatro anos.
Este instrumento de planejamento expressa o compromisso do Controle Social e da Gestão Municipal com a implementação e o fortalecimento da Sistema Único de Saúde (SUS) Municipal em buscar da Universalidade, Equidade e Integralidade, objetivando a melhoria da atenção á saúde e da qualidade de vida da população.
O processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde se dará de forma colaborativa com a participação da população, do Conselho Municipal de Saúde e dos Trabalhadores da Saúde, identificando os principais desafios para melhorar os serviços de saúde da cidade , traçar diretrizes, metas e indicadores que serão desenvolvidos pela Gestão Municipal.
A Gestão Municipal e o Conselho de Saúde, quer ouvir a população, não só porque é seu direito, mas porque a construção das Politicas Públicas de forma participativa é mais eficaz e mais sintonizada com as necessidades do povo. O plano será elaborado democraticamente a partir da síntese dos dados da consulta pública, que estará disponível até 09/08/2021, de forma a contribuir com a disseminação da cultura da participação social e promover uma maior institucionalização no ciclo de políticas públicas da Gestão em Saúde do Município de Corumbá-MS.
O Plano Municipal de Saúde é uma exigência legal e configura-se como um instrumento para relacionar metas e resultados que devem ser alcançados pelo Sistema Único de Saúde em um período de quatro anos. É elaborado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e homologado pelo Prefeito para então entrar em vigor em 2022.
A cada quatro anos, todo município brasileiro tem a responsabilidade de elaborar um novo Plano Municipal de Saúde. Neste ano, por conta das medidas restritivas de prevenção ao coronavírus, a consulta à comunidade será feita por este formulário online e a audiência pública terá um público reduzido a 50 pessoas.
Clique no link e participe:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdnYgf4obId-phfgmbUflyA_6IGN7e392ePMA4rsZkbmX_d1w/viewform
***Foto: Renê Marcio Carneiro