No lançamento do “Educar PRF”, prefeito destaca importância da conscientização da população

O prefeito Marcelo Iunes participou nesta sexta-feira, 27 de agosto, do lançamento do projeto “Educar PRF”. O evento foi realizado no auditório do Paço Municipal e contou com a presença do chefe da 3ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Corumbá, Wesley Seron, que na ocasião representou o superintendente da PRF no Estado, inspetor Luiz Alex Gomes da Silva, do secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, e do vereador Manoel Rodrigues.

O “Educar PRF” tem o objetivo de desenvolver ações pedagógicas nas instituições escolares, da educação infantil ao ensino médio, que visam promover a reflexão, o debate e o fomento às questões pertinentes ao assunto para que, ao desenvolverem as atividades propostas, a partir das aulas preparadas e conteúdos estabelecidos, possam entender sua participação como agentes transformadores no trânsito, exercendo a cidadania em sua plenitude.

“Primeiramente quero agradecer à PRF por mais esse serviço prestado a população corumbaense. A instituição já é uma grande parceria da Prefeitura, onde conseguimos a doação de oito veículos, quatro para a Agência de Trânsito e quatro para a Guarda Municipal, que permitiram ampliar o atendimento em nossa cidade”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

“Para nós, essa conscientização sobre o trânsito é muito importante. Só na nossa gestão, asfaltamos 250 quadras e recapeamos outras 300, e fizemos tudo isso usando o melhor material existente hoje, que é o CBUq (Concreto Butinoso Usinado quente). Esse trabalho acaba, de certa forma, fazendo com que os condutores aumentem a velocidade nessas vias”, continuou Marcelo Iunes.

“E estamos trabalhando para asfaltar pelo menos mais 100 quadras e recapear outras 150 ruas, isso em diversos bairros da nossa cidade. Ou seja, precisamos sim conscientizar os motoristas e também pedestres a respeitarem as regras de trânsito para evitarmos acidentes de maior gravidade. Nesse sentido esse trabalho da PRF é fundamental”, completou o prefeito de Corumbá.

Segundo o chefe da 3ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Corumbá, a conscientização dos condutores também é uma das atribuições da PRF e a Secretaria de Educação é uma grande aliada nesse trabalho. “É com uma imensa satisfação que estamos aqui em Corumbá com mais essa ação”, afirmou Wesley Seron.

Para o secretário municipal de Educação, o “Educar PRF” também marca a retomada da rotina escolar nas escolas da REME. “Ainda estamos trabalhando com 50% da capacidade, mas esse projeto mostra que estamos, aos poucos, voltando ao normal. Quem ganha com isso são nossos alunos e seus familiares”, afirmou.

Representando o Legislativo municipal, o vereador Manoel Rodrigues lembrou que a educação das crianças e jovens refletem na formação de uma nova geração mais consciente e responsável. “É importante valorizar esse momento para nossos estudantes. Estamos à disposição para fazer o trânsito da nossa cidade mais seguro, mais suave e, com certeza, esse projeto vai ajudar nessa transformação”.

O “Educar PRF” será executado inicialmente no CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Inocência Cambará, instituição que aderiu ao projeto, onde serão desenvolvidos em suas aulas os conteúdos sobre trânsito escolhidos de acordo com a faixa etária, trabalhando de maneira transversal, sem que seja necessário mudar a programação curricular.

Skip to content