Reinaugurado o complexo turístico do Cristo Rei do Pantanal. O prefeito Marcelo Iunes fez a entrega das obras de restauração e reforma na manhã desta sexta-feira, 13 de agosto, no Morro do Cruzeiro. “Muito feliz hoje em entregar restaurado esse complexo, que quando estou fora da cidade faço questão de falar dele. Conseguimos, com recursos próprios, fazer a reforma e restauração das estátuas da Via Sacra e do Cristo Rei do Pantanal, permitindo que esse complexo seja entregue hoje para a população”, disse o prefeito de Corumbá.
Marcelo Iunes ressaltou que em razão do planejamento da gestão, a obra foi possível ser executada completamente com recursos próprios. “É obrigação da nossa administração fazer com que o turismo cresça. Com planejamento reformamos com recursos próprios a rodoviária, estamos trabalhando com asfalto, drenagem e galerias pluviais em toda a cidade. Também reformamos escolas e postos de saúde com recursos próprios, isso significa trabalho com planejamento”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.
“Fico muito feliz em entregar essa obra, agradeço a Lauzie, neta da dona Izulina Xavier, que ajudou na restauração das estátuas. Teremos um centro de atendimento ao turista e lanchonete aqui. É um espaço muito especial para a população corumbaense passear”, completou o prefeito Marcelo Iunes. Ele lembrou que o espaço foi construído na gestão do ex-prefeito Eder Brambilla.
Diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Sienna, disse que a reforma representa “um significativo avanço para Corumbá”, que agora tem as estátuas da Via Sacra e a e a imagem do Cristo Rei do Pantanal “totalmente reformadas, revitalizadas e restauradas”. Representando a Câmara Municipal, o vereador Manoel Rodrigues, afirmou que complexo com as estátuas é um “elemento importante e cartão postal mais atrativo da nossa cidade. É nosso dever cuidar desse patrimônio”, afirmou ao parabenizar o prefeito pela obra.
Também participaram do evento, o vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto, a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, e demais autoridades. A arquiteta Lauzie Xavier representou a avó, Izulina Xavier, escultora responsável pelas estátuas do complexo do Cristo Rei do Pantanal.
As obras
O projeto de restauração contemplou, além de serviços preliminares, a pintura interna e externa das dependências do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), reparos diversos (vidros, corrimão, fechaduras, espelhos), recuperação da Via Sacra (restauro e pintura), restauro e pintura do Cristo Rei, instalação hidrossanitária, e impermeabilização das lajes do CAT.
Também foram recuperados os corredores, banheiros e a lanchonete, reparo de instalações elétricas, substituição de refletores de lâmpadas por led, troca de tomadas e interruptores, aterramento de cabos, recuperação do portão de acesso, instalação de alambrado na subida da Via Sacra e colocação de guarda-corpo.