243 Anos de Corumbá: Prefeito diz que parcerias e planejamento de gestão permitiram investimentos

Após anunciar um pacote de obras de mais de R$ 94 milhões para Corumbá nesta sexta-feira, 17 de setembro, o prefeito Marcelo Iunes destacou que são mais de 50 ações nas áreas de infraestrutura urbana e rural, saúde, meio ambiente, educação e assistência social. De acordo com o chefe do Executivo corumbaense, mesmo com parcerias, grande parte dos investimentos é com recursos próprios do Município.

“São quase 95 milhões de reais em obras, a maior parte com recurso do Município. Temos repasses financeiros do Estado e da União, mas a maior parte é de recursos do Município fruto de um trabalho de gestão com planejamento e com apoio da Câmara Municipal. Importante que temos parceria dos vereadores, Assembleia Legislativa, bancada sul-mato-grossense no Congresso Nacional, com deputados e senadores, e, fundamentalmente, do governador Reinaldo Azambuja, que é um grande parceiro de Corumbá, e do secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel”, disse o prefeito.

“Temos parceria na bancada, com o senador Nelsinho (Trad); Soraya Thronicke; as deputadas federais Rose Modesto e Bia Cavassa; os deputados estaduais Evander (Vendramini), professor Rinaldo (Modesto) e Capitão Contar que destinaram recursos para o município”, nominou o prefeito ao também agradecer o apoio dos parlamentares.

Marcelo Iunes ressaltou que sua administração trabalha para atrair mais investimentos para o município. “Queremos trazer um ramal do gás boliviano para Corumbá, com um preço diferenciado, mais atrativo para a cidade. Já tem uma empresa, da Bahia, para construir uma usina termelétrica, mas precisa de preço atrativo [para o gás].Também trabalhamos para atrairmos um pólo minero-siderúrgico Corumbá, mas volto a dizer, precisa de preços atrativos, para isso. Estamos trabalhando com mais afinco na questão da ferrovia e do gás, que vão gerar mais emprego e renda na cidade”, disse o prefeito.

Com total apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Prefeitura de Corumbá vai coordenar a integração logística entre a região pantaneira e as cidades de Salta, Jujuy e Tucuman, todas localizadas no norte da Argentina. A iniciativa visa a viabilidade do acesso ferroviário ao corredor bioceânico ligando Corumbá até Antofagasta, no Chile, através da Bolívia e Argentina.

Seguindo com ações para desenvolvimento da economia corumbaense o prefeito destacou a execução do programa Cidade Empreendedora. “Temos nessa parceria com o Sebrae/MS, o início de cursos de qualificação para a nossa população, permitindo que fiquem mais preparadas para o mercado de trabalho. Gerando emprego na cidade, o comércio cresce. Crescendo, vai contratar mais gente e agora, com os cursos, será pessoal qualificado”, afirmou

Iunes lembrou que os assentamentos rurais também têm perspectivas de desenvolvimento econômico. “Temos cursos de pisciculturas permitindo a criação de peixes pelos produtores familiares dos nossos assentamentos. Criamos o PAA Municipal, e trabalhamos o PAA Federal também, além do PNAE para a merenda escolar”, disse ao ressaltar os incentivos para este segmento.

Marcelo Iunes enfatizou que a Prefeitura busca a elevação dos valores repassados pela União à Santa Casa de Corumbá. O montante é o mesmo há 11 anos, quando foi determinada a intervenção pública do hospital. “Estudamos uma solução para que o hospital possa receber mais recursos da União. Faz 11 anos que é o mesmo valor, de 1 milhão e 80 mil, mas a demanda é muito maior. Estamos encaminhando os dados ao Ministério da Saúde”, informou o chefe do Executivo Municipal.

O prefeito ressaltou que a pandemia não permitiu fazer uma grande festa para comemorar os 243 anos de fundação de Corumbá, mas afirmou que a Prefeitura mantém ações firmes no enfrentamento à pandemia. “Nossa esperança é ver zerar os casos de covid em Corumbá, já houve diminuição dos os casos, mas ainda temos internações. Infelizmente, tivemos a morte de uma criança recentemente, quero dedicar meus pêsames à família”, finalizou.

Skip to content