Aniversário de 243 anos de Corumbá é celebrado com ato no Jardim da Independência

Os 243 anos de Corumbá foram celebrados nesta terça-feira, 21 de setembro, com ato cívico-militar realizado pela Prefeitura no Jardim da Independência. A solenidade seguiu todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19 e reuniu autoridades civis e militares de Corumbá e de Ladário.

Além do hasteamento da bandeira do Brasil, houve a execução do Hino de Corumbá, uma homenagem ao Marechal Antônio Maria Coelho, herói nacional, e o tradicional “parabéns para você”. As bandas militares do 6º Distrito Naval e da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira se revezaram nas apresentações.

Alunos e professores da Rede Municipal de Ensino também prestigiaram o evento. Pelo segundo ano consecutivo, não há o tradicional desfile na avenida General Rondon ainda por causa do novo Coronavírus. Mas com o avanço da imunização, a expectativa do prefeito Marcelo Iunes é de que a normalidade seja reestabelecida na cidade em breve.

“Hoje é um dia de muita felicidade. Corumbá completando 243 nos e com muita fé em Deus, acredito que já estamos entrando na era da pós de pandemia. Em breve voltaremos a normalidade, uma nova vida para todos nós que infelizmente perdemos entes queridos, eu perdi um irmão, e também perdemos um amigo, um vizinho, um colega de trabalho”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

O prefeito destacou a batalha travada contra o vírus ao longo de todo o ano. “Flexibilizamos quando tinha que flexibilizar, restringimos quando tínhamos que restringi, mas não fechamos o comércio. Conseguimos manter o comércio aberto, com dificuldade mas conseguimos. Foi difícil um ano e meio muito difícil, mas que evitamos muitas pessoas de perderem seus empregos. Também conseguimos investir dentro do hospital de Corumbá e hoje nós temos uma unidade hospitalar dez vezes mais estruturado que era antigamente”, relembrou.

A retomada das tradicionais festas também fizeram parte do discurso do prefeito Marcelo Iunes. “Graças a Deus acredito que nós já estamos próximos do pós-pandemia e votaremos, principalmente ano que vem, a ter as nossas grandes festas que geram emprego, geram renda para o município, aumenta a nossa economia”, pontuou o prefeito, que reforçou:

“Hoje infelizmente não vamos ter a nossa querida quermesse, o nosso show nacional, o desfile das nossas crianças, das escolas municipais, estaduais, particulares aqui do município, um desfile onde temos mais de quinze, vinte mil pessoas e mais de cinco mil alunos e professores”, completou Marcelo Iunes.

O prefeito de Corumbá ainda destacou os investimentos que serão aplicados na cidade ao longo deste ano e de 2022. “Conseguimos com muito planejamento uma gestão transparente, uma gestão voltada para o desenvolvimento de Corumbá. No último dia 17 a Prefeitura de Corumbá presenteou a nossa querida Corumbá com mais de 50 obras, obras em todos os setores da educação, a reforma de várias escola, a construção de uma escola modelo no nível três lá no padre no bairro construção, reforma de postos de saúde, reforma e ampliação da nova sede da Assistência Social. No esporte também faremos a reforma do Guatozão. E vamos investir pesado na infraestrutura, com galerias, asfalto, lajotamento e continuar fazendo que Corumbá não pare de crescer, que continue nesse caminho do desenvolvimento, do progresso”, finalizou o chefe do Executivo municipal.

Representando o Legislativo municipal, o vereador Roberto Façanha também se mostrou otimistas com o fim da pandemia. “Esperamos que a partir de agora o Covid-19 fique pra trás e que possamos retomar o nosso desenvolvimento, a nossa geração de emprego, que possamos realmente relembrar as pessoas que se foram e que perdemos para essa terrível doença”, afirmou.

“Nós começamos já participando no dia 17 de um grande evento onde o Prefeito Municipal de Corumbá, com apoio dos deputados estaduais da bancada federal, da Câmara de Vereadores, anunciou um pacote de obras de mais de cinquenta obras para o nosso município que com certeza, além de gerar emprego e renda, vai melhorar a qualidade da nossa população. Parabéns Corumbá, estamos feliz e somos feliz por viver nessa terra maravilhosa”, concluiu o presidente da Câmara de Vereadores.

Representando as Forças Armadas, o capitão de Mar e Guerra Rodrigo Moussalle Bueno, chefe do Estado-Maior do Comando do 6º Distrito Naval, afirmou que “hoje Corumbá amanheceu coberta de felicidade e de orgulho. Mais uma comemoração de aniversário, mais um ano de vitória de todos, muito hospitaleiro e que traz na sua alma o sentimento de desenvolvimento preservando sobretudo sua natureza”.

“A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea estão juntos e ombreando a sociedade corumbaense que sempre estarão presentes para apoiar em tudo que for necessário, em tudo que esse maravilhoso povo exigir das Forças Armadas. Somos irmãos que presentes e agradecemos a deferência, agradecemos ao senhor prefeito por nos convidar pra essa brilhante cerimônia. Parabéns Corumbá”, finalizou o chefe do Estado-Maior.

Skip to content