A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza o Projeto “Centenário de Paulo Freire”- Histórias e Contribuições e tem como principal objetivo apresentar os aportes do pensamento freiriano no desenvolvimento da educação brasileira e o fomento na Rede Municipal com leituras, citações das obras escritas pelo autor, debates, rodas de conversas com pesquisadores, exposições virtuais da vida e obra do autor, criando espaços de trocas e compartilhamento de experiências entre os docentes da Rede.
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade; sem ela, tampouco, a sociedade muda”. Com pensamentos arrebatadores como esse, o educador e patrono da educação brasileira Paulo Freire (Paulo Reglus Neves Freire) marcou a história da educação nacional e mundial e é nosso homenageado da vez. Freire é pernambucano e um dos mais respeitados intelectuais de todos os tempos da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento pedagogia crítica. Criou a Pedagogia do Oprimido, método de alfabetização de adultos implementado no Brasil e em diversos países no exterior.
“Estamos com uma programação bem extensa, o aceite das Escolas Municipais em participar do projeto foi unânime e, hoje, para abrir as atividades, temos a presença do Presidente da Abalf (Associação Brasileira de Alfabetização), o Professor Doutor Lourival José Martins Filho, ilustre pesquisador na área da alfabetização, que vai dividir conosco essas vivências mais profundas sobre o legado de Paulo Freire”, afirma o secretário de Educação Genilson Canavarro de Abreu.
A Secretária Adjunta de Educação Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum disse: “Este projeto nos proporciona investir numa educação que dialoga, que escuta, que colabora com uma sociedade onde as pessoas compreendam suas histórias e tenham a clareza de que o coletivo ressignifica a nossa condição, nossa ação pedagógica, e falar de Paulo Freire é isso”.
A Secretaria Municipal de Educação informa que o projeto tem início hoje (10) e vai se estender até o dia 24 de setembro.
** Texto: Secretaria Municipal de Educação