A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos, abriu nesta segunda-feira, 27 de setembro, o período para novas inscrições e atualização no Cadastro Habitacional do Município. Seguindo os protocolos de biossegurança contra a Covid-19, todo o processo é online. O Executivo pleiteia inclusão no Programa Casa Verde Amarela, do Governo Federal, na modalidade Moradia Digna.
O link está disponível no site oficial da Prefeitura de Corumbá (www.corumba.ms.gov.br) na aba Cadastro Habitacional. Podem se cadastrar apenas moradores de Corumbá maiores de 18 anos ou menores emancipados; brasileiro nato ou naturalizado; não ser, ou ter sido proprietário, ou possuidor de imóvel; e não ser beneficiário de outro programa habitacional ou de regularização fundiária.
É preciso ter em mãos no momento do cadastro ou atualização: comprovante de endereço atualizado com CEP; RG ou certidão de nascimento (se solteiro), ou casamento (se casado) de todos os moradores da casa; CPF de todos os moradores da casa; NIS (Número de Identificação Social); e comprovante de renda de todos os moradores da casa, se possuírem, Laudo médico com CID, caso seja deficiente ou tenha deficiente na família.
“Após quatro anos sem o Governo Federal abrir qualquer programa de interesse social para habitação, a Prefeitura de Corumbá sai na frente em fazer essa atualização porque já temos um projeto pronto para 400 unidades habitacionais, inclusive com uma área já destinada para este fim”, explicou o secretário municipal de Projetos Estratégicos, Ricardo Ametlla.
“Agora no começo de outubro o prefeito Marcelo Iunes estará em Brasília buscando viabilizar esse recurso, em torno de R$ 28 milhões, e estamos bastante otimistas em conseguir mais esse importante projeto para a nossa cidade”, complementou o secretário municipal.
Segundo a gerente de habitação da Prefeitura, Bruna Cola, este cadastro é destinado para identificar a demanda por moradia no município e traçar o perfil socioeconômico das famílias inscritas. Ela explicou que a inclusão do cidadão no cadastro habitacional não garante moradia no município, ela permite que o cidadão participe da seleção para futuros empreendimentos, e posteriormente caso seja selecionado seguirá para fase comprobatória das informações prestadas, entre outras etapas.