Com a proposta de ajudar os comerciantes de Corumbá a alavancarem o negócio, nessa segunda-feira (27) e terça-feira (28), foi realizado o curso “Salva Vendas: Pare de vender do jeito velho”. Promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal, a capacitação contou com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC) e aconteceu no auditório da instituição.
De acordo com o analista de Relacionamento do Sebrae/MS, Felipe Mendes da Silva, o curso apresentou aos participantes estratégias simples que podem ser adotadas para melhorar o atendimento e, por meio delas, ampliar as vendas e impulsionar o crescimento da empresa. “O intuito foi justamente disponibilizar novas ferramentas para os empresários e para os colaboradores que atuam no comércio, com a proposta de ajudá-los a aumentar as vendas e diminuir as objeções. Além disso, buscamos trazer para o empresário uma oportunidade de desenvolvimento econômico do empreendimento, de modo que as empresas se tornem mais competitivas e mais comprometidas com o mercado”, esclareceu Felipe.
Quem participou da iniciativa como o empreendedor, Gerson Nepomuceno de Almeida, que atua na área de móveis planejados, ressaltou a importância das técnicas apresentas. “Estamos vivendo um novo momento de relacionamento entre vendedor e consumidor e a gente precisa ter várias ferramentas de conquista, de venda e, principalmente, estratégias para que a gente aumente a credibilidade entre o cliente, o produto e a entrega final. Isso é importante e é o que vai definir você como bom ou mal vendedor”, pontuou o empresário.
Além de empreendedores, o curso também reuniu colaboradores que atuam na área de vendas como Letícia da Silva, que é vendedora em uma loja de motos. De acordo com ela, as técnicas aprendidas fizeram a diferença no dia a dia na empresa: “Eu achei o curso excelente e já consegui obter resultados, desde o primeiro dia da capacitação comecei a aplicar o que aprendi no meu trabalho. Foi possível ter um relacionamento melhor com os clientes e trouxe melhorias nas vendas”.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Marques, a capacitação foi uma iniciativa relevante para fortalecer o comércio de Corumbá. “Os colaboradores necessitam desenvolver as aptidões para assegurar a concretização da venda. Normalmente o empresário não dispõe de recursos financeiros e humanos para desenvolvimento de um programa dessa natureza, conta muito com aspectos subjetivos para contratação e nem sempre atinge o que espera. Sem dúvidas o aprimoramento desses profissionais irá proporcionar um grande retorno ao empresário com reflexo direto no aumento de seus resultados”, enfatizou o gestor público.
O presidente da ACIC, André Arruda, também enfatizou a importância da capacitação, principalmente, por vir de encontro a uma necessidade dos comerciantes. “As coisas estão mudando e a maneira de vender também. Creio que esse curso vem para trazer mais potencialidade para o comércio local, atualmente, eles não podem correr o risco de perder venda e frustrar o cliente que já está tão difícil alcançar. Então, trazer mais ferramentas para os empreendimentos, nesse momento é de suma importância”, ressaltou André.
Ciclo de capacitações
O curso realizado no início desta semana, é o primeiro de uma série de quatro capacitações que serão promovidas para os empreendedores e trabalhadores que atuam no comércio de Corumbá até o final deste ano. O ciclo de cursos “Salva Vendas” irá abordar os seguintes temas: “Gerente treinador: Voe mais alto como líder” (4 e 5 de outubro); “As novas lojas físicas, on-line ou em qualquer lugar” (18 e 19 de outubro) e “Varejo 4.0” (8 e 9 de novembro).
Todas as capacitações serão realizadas, das 18 às 22h, na sede ACIC. Interessados em participar devem fazer a inscrição prévia por meio da loja do Sebrae/MS, basta clicar aqui. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas por meio da ACIC, entre em contato pelos telefones (67) 3231-6644 ou (67) 98451-2698 (Whatsapp). Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.