Beneficiários do Lote Urbanizado recebem orientações sobre 2ª fase do projeto

Beneficiários do projeto Lote Urbanizado participaram na manhã desta quarta-feira, 06 de outubro, de uma reunião com técnicos da Gerência de Habitação da Prefeitura de Corumbá e da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab). No encontro, realizado no auditório da Prefeitura, foram apresentadas instruções referentes à segunda fase do projeto, que é responsabilidade do próprio beneficiário. O Lote Urbanizado está na segunda fase da obra, que consiste em 10 etapas.

“Foram passadas todas as orientações referentes à segunda etapa da obra. Agora é a fase em que eles mesmos vão ter que levantar a moradia deles. Então, é uma fase mais complexa, e eles tiveram as orientações necessárias em relação a isso. São dez fases no total”, disse a gerente de Habitação da Prefeitura, Bruna Cola.

O gestor de Obras e Projetos do Município, Luiz Mário Preza Romão, participou da reunião de hoje. Ele é o engenheiro designado pela Prefeitura para acompanhar o andamento das obras. “Dentro das responsabilidades do projeto, coube ao Município indicar um engenheiro responsável, bem como um mestre de obra para acompanhamento técnico e geral das obras”, disse.

Telma Regina Nogueira, chefe da Divisão de Fiscalização Social da Agehab, explicou o funcionamento do Lote Urbanizado. “É um projeto ofertado pelo Governo Estado, em que a Agência de Habitação dá o terreno e constrói a base, com a fundação medindo 42 metros quadrados, para que o beneficiário possa construir a casa. A mão de obra e todos os materiais de construção são de responsabilidade do beneficiário. Hoje, estivemos aqui para orientações e também para assinar o contrato de investimento social. É um investimento, com um kit material de construção, que corresponde a mil telhas e a caixa d’água, para que o beneficiário possa ter um fôlego quanto à questão monetária para que possa ter uma ajuda nessa construção, que tem prazo de 24 meses a partir da assinatura do contrato”, disse. Também participou da reunião Elena Lima de Souza, gerente de Fiscalização de Obras e Social da Agehab.

O Lote Urbanizado é uma parceria entre Estado, Município e cidadão. O Município participa com o terreno e a assistência técnica, já o Governo do Estado constrói a base da casa até a primeira fiada de tijolos e o cidadão dá continuidade na construção de sua moradia. O prazo para a conclusão é de 24 meses. O projeto visa atender famílias com renda de até cinco salários mínimos e que não tenham sido beneficiadas em nenhum Programa Habitacional Federal, Estadual e Municipal.

Skip to content