Com trabalho em couro natural, corumbaense participa do projeto Oficinas Online de Artesania

O artesão corumbaense Matias da Silva é um dos participantes das oficinas online do Edital Artesania, um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Sebrae-MS e a TVE. A aula sobre “Rede de corda e couro natural” foi transmita para todo o Estado e também disponível no Youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=E52XGObOdlA

Nascido na fazenda São Roque, na região do Paiaguás, Matias da Silva também é professor de matemática e atua no período noturno na Rede Pública de Ensino. Durante o dia, ele expõe e comercializa seus produtos na Casa do Artesão, localizada na rua Dom Aquino, entre as ruas Tiradentes e Ladário.

Segundo colocado no Edital Artesania, ele aprendeu o ofício da selaria desde criança, porque na fazenda não havia opções de materiais para compra e a alternativa era produzir peças em couro ali mesmo. Matias detém o conhecimento de todo processo de curtimento do couro, que nas fazendas são feitos com cascas de árvores nativas, como por exemplo a Ximbuva e o jatobá.

Mas em ambiente urbano não é permitido realizar o curtimento, porque é necessário usar produtos químicos. A saída para confecção de montarias e acessórios é comprar o couro curtido (industrializado). Mas em algumas peças, ainda são usados o couro in natura.

Skip to content