Prefeitura orienta aposentadas e pensionistas do Funprev sobre saúde da mulher

Com objetivo de levar informações e conscientização às aposentadas e pensionistas do Fundo de Previdência Social dos Servidores Municipais de Corumbá (Funprev) sobre os meios de prevenção e diagnóstico do câncer de mama, a Prefeitura de Corumbá promoveu nesta terça-feira, 19 de outubro, a palestra “Saúde da Mulher”, com o médico-cirurgião oncológico Willer Fontanelli da Silveira.

A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, em conjunto com a Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento, por meio da Superintendência de Previdência Social, e faz parte da programação do Outubro Rosa.

Na palestra, o médico Willer Fontanelli falou sobre câncer de mama e câncer de colo uterino. Ele explicou que “quando a paciente chega para tratamento em estados iniciais a chance de cura é altíssima, chega a 90%. Nos mais tardios tem cura também, mas diminui e pode cair a 50%. Tanto o câncer de colo uterino, câncer de mama e os outros tipos de câncer, todos têm cura”, disse o cirurgião que trabalha na Unacon em Corumbá.

“É muito importante orientarmos nossas seguradas sobre os métodos de prevenção, como pode detectar, sobre o autoexame. Então, estabelecemos essa parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher. Parcerias são imprescindíveis para que tenhamos alcance necessário para a conscientização das mulheres”, afirmou a superintendente de Previdência, Gabriela Winkler, informou que o Funprev tem 552 seguradas (aposentadas e pensionistas).

O secretário adjunto de Gestão e Planejamento, José Carlos Macena de Britto Júnior acompanhou a realização da palestra. Ele representou o secretário titular da pasta, Eduardo Iunes. “É importante que nossas seguradas recebam informações sobre a prevenção e tratamento de doenças como o câncer de mama, que é dos tipos de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Levar informação é fundamental para mantermos a saúde e qualidade de vida das nossas seguradas e, por isso, a Secretaria de Gestão e Planejamento firmou essa parceria para orientá-las”, disse Macena.

Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Wânia Alecrim de Lima, ressaltou que a Prefeitura mantém ao longo do ano uma extensa agenda de atividades relacionadas à saúde da mulher. “Faz parte da programação do Outubro Rosa, mas é uma campanha que a Prefeitura mantém em relação à saúde da mulher. Precisamos nos cuidar, nos examinar, conhecer o nosso corpo para que possamos identificar qualquer sinal, todo sinal é importante e procurar, de forma rápida, o atendimento específico, o atendimento especializado nas unidades de saúde. Temos o Centro de Especialidades Médicas (CEM); o Centro de Saúde da Mulher que trabalha essas questões não só de informações, de orientações, mas também de infraestrutura onde o Município tem esse olhar específico e cuidados para as mulheres de todas as idades”. Wânia representou a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, no evento realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC).

Skip to content