Guarda Municipal tem papel importante dentro da estrutura da segurança pública

Participando da cerimônia de entrega do novo Documento de Identidade Funcional (DIF), com direito ao porte de arma de fogo, para 37 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), o promotor de Justiça da 5ª Promotoria, Luciano Bordignon Conte, destacou a importância da atuação da GCM na segurança pública. Ele também parabenizou o prefeito Marcelo Iunes pela iniciativa.

“O porte de arma é uma grande responsabilidade. Vocês, que foram devidamente instruídos, sabem disso. Atuem sem medo, atuem com coragem e dentro dos limites da lei, que vocês não terão problema. Vocês têm um papel muito importante nessa área da segurança. Fica aqui o reconhecimento do dos esforços do Município. A Guarda Municipal, ela não veio para substituir a Polícia Militar, a Polícia Civil, enfim, ela veio para atuar em conjunto”, disse o promotor. “Parabenizo aqui o Município de Corumbá, na pessoa do prefeito Marcelo Iunes, por esse empenho em possibilitar que os guardas municipais desempenhem o papel deles com segurança e pela segurança da sociedade”, afirmou o titular da 5ª Promotoria.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Alexandre Vasconcellos, lembrou a extensa qualificação pela qual os guardas municipais passaram até o porte de arma de fogo. “Foi um longo e extenso processo de qualificação para a Guarda Municipal poder exercer o seu papel. Eu tenho certeza que muitas vezes não pôde fazer mais pela população, diante de uma ação de furto ou roubo, por exemplo, por estar desprotegido. Com esse ato hoje aqui a Guarda vai poder exercer o seu trabalho de forma mais ostensiva”, disse.

Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, o tenente-coronel da PM César Freitas Duarte, destacou o empenho do prefeito Marcelo Iunes para quer a Guarda Civil Municipal tivesse concretizado o direto ao porte de arma de fogo. “Prefeito, muito obrigado pelo seu empenho com a Guarda Municipal. Eu sei das limitações orçamentárias. A segurança pública, ela é um objeto caro, é um serviço caro, não é barato. E a gente precisa de segurança pública, é um direito fundamental. Então, prefeito, eu quero mais uma vez agradecer porque eu sei que não é fácil nesse período de pandemia, trabalhar e dar a importância a essas questões”, disse. “Quero agradecer pelo empenho da Polícia Militar e a todos pelo treinamento aos nossos guardas municipais”, concluiu o secretário.

37 novos DIFs

O prefeito Marcelo Iunes fez na manhã desta sexta-feira, 08 de outubro, a entrega oficial a 37 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) do novo Documento de Identidade Funcional (DIF) com direito ao porte de arma de fogo. O novo DIF segue diretrizes do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Superintendência da Polícia Federal de Mato Grossos do Sul. Os 37 agentes da GCM estão habilitados a portar arma de fogo – de propriedade da Guarda Civil Municipal de Corumbá ou de sua propriedade particular – devidamente acompanhados do respectivo certificado de registro nos limites do Estado de Mato Grosso do Sul, mesmo fora de serviço.

Estão em análise documental mais cinco guardas civis municipais que, ainda este ano, podem receber habilitação para o porte de arma de fogo conforme Acordo de Cooperação Técnica e demais normas regulares. Com isso, a primeira turma de formação e habilitação ao porte de arma de fogo da Guarda Civil Municipal Corumbá poderá chegar a 42 agentes, ou seja, 21% do efetivo total, que atualmente está em 200 integrantes.

Também participaram do evento a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, Elisangela Siena (Turismo); Ana Cláudia Boabaid (Meio Ambiente); Paulo André Araújo Júnior (Agetrat); Luiz Fernando Moreira (Infraestrutura); Luciano Oliveira (Funec); Mário Sérgio Siqueira (Agemp); Miguel Soares (superintendente da GCM), e Isaque do Nascimento (Defesa Civil). Os vereadores Bira; Alex Dellas, Samyr Qualhada e Genilson José acompanharam a cerimônia.

**Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC

Skip to content