Prefeito participa de Encontro do Programa Cidade Empreendedora dos municípios de MT e MS

O prefeito Marcelo Iunes participa hoje e amanhã, dias 04 e 05 de outubro, do ‘Encontro de Prefeitos e Secretários de Desenvolvimento do Programa Cidade Empreendedora MT e MS’, que acontece em Bonito. Também participa do evento o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, faz a abertura do evento nesta manhã, falando da ‘Agenda de Desenvolvimento de Grande Impacto Econômico’, dentro do painel “Desenvolvimento Sustentável, Nova economia e suas perspectivas”.

Prefeitos de Mato Grosso do Sul do Cidade Empreendedora (Foto: Divulgação PMC)

A programação prevê ainda palestras do conselheiro do (CDE) do Sebrae MS e secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel. Ainda pela manhã acontece a palestra do Procurador-Geral Adjunto de Justiça, Paulo Roberto Gonçalves Ishikama, que vai abordar “O Papel do Ministério Público para o desenvolvimento dos municípios”.

No período vespertino, o prefeito Marcelo Iunes, participa – dentro do próprio Encontro – de agenda específica para os chefes de Executivos Municipais. A reunião vai discutir “Transformação Digital do Desenvolvimento”, com o ex-prefeito de Maringá, Sílvio Magalhães Barros.

Também serão debatidos os seguintes temas: “Experiências de Gestão Pública de Grande Impacto”; “A Importância dos Consórcios no Contexto de Desenvolvimento”; “Prefeitura Sem Filas – Case Prefeitura de São Caetano do Sul/SP”; “Boas práticas: A importância e o uso de ferramentas digitais para facilitar acesso dos pequenos negócios – Guarantã do Norte/MT e Sonora/MS”; Maximize as receitas próprias e melhore a efi­ciência das despesas do seu município” e “A importância de um PPA bem elaborado para enfrentar os desafios socioeconômicos da pandemia”.

Ainda durante a tarde desta segunda-feira, dia 04, acontece um painel específico para os secretários municipais de Desenvolvimento, com a participação do secretário Cássio Augusto da Costa Marques. Esta agenda vai discutir “Qual o seu papel como secretário de desenvolvimento?”; “Sustentabilidade e Inovação para ajudar na competitividade do município”; “Como impulsionar as potencialidades do seu município” e “Boas práticas: Atendimento ao empresário; sua prefeitura como referência”.

Cidade Empreendedora

O ‘Cidade Empreendedora’ é uma parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Sebrae/MS. A iniciativa integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver o município.

Com o Cidade Empreendedora, Corumbá vai receber acompanhamento do Sebrae MS durante 15 meses. Ao longo desse período serão várias iniciativas dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, estão o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora. O ‘Cidade Empreendedora’ está em execução desde abril em Corumbá.

Skip to content