Prefeitura encerra semana do lixo zero com mesa redonda

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, realizou na manhã desta sexta-feira (29) o encerramento da semana do lixo zero. O evento contou com uma mesa redonda com o tema “Mini lixões em Corumbá, como reverter essa situação?” e teve presença de diversos segmentos da sociedade e poder público.

Durante a abertura do evento, a Diretora-Presidente Ana Claúdia Moreira Boabaid destacou a importância do trabalho coletivo, unindo poder público, sociedade e iniciativa privada.

“Quando debatemos o descarte de materiais não estamos falando de algo distante, é algo do nosso dia a dia e que podemos cada um contribuir um pouco para melhorar a realidade. Não é apenas sobre meio ambiente, também estamos falando de saúde pública e de segurança para os colaboradores que diariamente mantêm a cidade limpa”.

A Diretora-Presidente também ressaltou o avanço dos últimos anos, mas afirmou que ainda existe muita coisa para trabalhar.

“Avançamos muito, hoje temos um espaço para coletar pneus, lixo eletrônico e agora o vidro, que é um material que não oferece muito retorno aos catadores e ainda os coloca em risco, mas sabemos que precisamos continuar melhorando e tratando esse tema com o cuidado que ele merece”.

A mesa redonda contou com a presença de Luiz Felipe Pozzi Martins, bacharel em Gestão Ambiental pela UFGD, Prof. Thiago da Silva Godoy, professor formado em Filosofia pela UCDB, Mestre em estudos fronteiriços pela UFMS e ativista ambiental e pelos direitos humanos, Otavio Campos Cavallon, Geólogo formado pela Universidade de São Paulo e Gerente de serviços concedidos de iluminação pública e resíduos sólidos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e Lenir Alencar Peinado, Educadora Ambiental na Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Bacharel em Turismo pela Faculdade Santa Teresa.

Participaram também os educadores de todas as escolas da REME, cada uma enviou os seus representantes escolhidos pela direção escolar para futuramente serem multiplicadores dos assuntos pautados no evento.

O evento foi realizado em parceria pela Secretaria de Gestão e Planejamento, Fundação do Meio Ambiente do Pantanal e Secretaria de Educação.

Skip to content