Em outubro mais de 990 mulheres realizaram preventivo na Rede Municipal de Saúde

Durante o mês de outubro, o Centro de Saúde da Mulher e as Unidades Básicas de Saúde da Família realizaram ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama e câncer de colo de útero. Foram realizadas 290 mamografias e 998 coletas de preventivo.

O Secretário de saúde, Rogério leite conta “estes exames são realizados durante todo o ano, mas em outubro fazemos os atendimentos em horários diferenciados para facilitar o acesso. Quem ainda não fez os exames deve procurar uma Unidade Básica de Saúde da Família”.

O preventivo é um exame muito importante para a saúde da mulher, tem o objetivo de fazer o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero. Deve ser realizado por todas as mulheres, que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 a 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos.

Skip to content