Alunos da REME se destacam com primeiras colocações de prêmio nacional contra o trabalho infantil

Alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) conquistaram a premiação nacional do Prêmio MPT na Escola 2021 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, que aconteceu de forma virtual, no início deste mês. Em Corumbá, doze escolas participaram da etapa municipal, o que gerou 31 trabalhos, dos quais sete foram encaminhados para a etapa estadual, e desses, dois para a etapa nacional.

Na categoria Desenho, a aluna Débora Sara Bruno Mariscal, da Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso alcançou a segunda colocação. Já na categoria Conto, André Vinícius do Carmo Passos, aluno da Escola Municipal Doutor Cássio Leite de Barros, ficou em terceiro lugar (leia o texto no final desta matéria).

“Foi muito dificultoso desenvolver o trabalho devido à pandemia, mas todos, independentemente do resultado, vencemos. Para ano que vem será melhor ainda. Agradeço a todos os alunos, gestores e comunidade escolar”, declarou a coordenadora municipal do projeto na REME, Rose Botelho.

Ana Maria Villa Real, coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho, destacou os objetivos do projeto que envolveu todo o país.

 “O projeto MPT na Escola, é uma importante contribuição para a orientação, sensibilização e conscientização social sobre os malefícios do trabalho infantil a partir da escola. É essencial a inserção de conteúdos relacionados aos direitos fundamentais sociais nos currículos escolares e projetos pedagógicos de ensino, e o MPT na Escola é uma forte contribuição para que isso se concretize, através do diálogo social e do estabelecimento de parcerias e de cooperação entre o MPT e as Secretarias de Educação, com o envolvimento da comunidade escolar. É, sem dúvidas, o projeto mais bonito da Coordinfância”, afirmou a coordenadora nacional da Coordinfância, Ana Maria Villa Real.

Etapas Municipal e Estadual

Em Corumbá, a Secretaria Municipal de Corumbá (SEMED) preparou uma cerimônia para a entrega das premiações conquistadas nas etapas estadual e municipal. O evento aconteceu no auditório do Sindicato Rural, onde os vencedores da etapa estadual receberam diplomas, medalhas e brindes, entre eles, tablets e jogos educativos.

“Quero parabenizar todos os gestores pela participação e incentivo no desenvolvimento desse projeto. Toda atividade que envolva aprendizagem a escola tem que se envolver, tem que ser estimulada. A gente vê as crianças felizes e isso é a melhor recompensa”, avaliou o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu.

Os trabalhos premiados na etapa estadual foram: 1º lugar, grupo II, categoria Desenho: Débora Sara Bruno Mariscal, do 6º ano da Escola Municipal Rural de Educação Integral Eutrópia Gomes Pedroso; 1º lugar, grupo II, categoria Conto: André Vinícius do Carmo Passos, do 7º ano A, da Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros; 1º lugar, grupo II, categoria Poesia: Rafael Pereira Alencar do 7º ano B, da Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros; 2º lugar, grupo II, categoria Música: Emanuelle Aparecida França da Rosa, do 6º ano A, da Escola Municipal José de Souza Damy; 3º lugar, grupo I, categoria Poesia: João César Soares Kadowaki, do 4º ano da Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira e; 3º lugar, grupo I, categoria Música: Mariah Cristina Pinho de Souza, do 4º ano da Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira.

A missão, por André Vinícius do Carmo Passos

Em uma cidadezinha do interior, morava um rapazinho chamado Paulo. Ele era cheio de sonhos, tinha 14 anos e queria se profissionalizar. De origem humilde, queria muito ajudar a família.

Ao saber que uma loja de materiais de construção estava dando cursos profissionalizantes e oferecendo o primeiro emprego, agarrou a oportunidade, indo falar com o Sr. João, que era o responsável pelo curso.

De cara, o senhor, que era muito rigoroso e competente, gostou do jovem, pois ele era dinâmico e muito interessado em aprender. Sem falar que era extremamente comunicativo.

Paulo teve todos os seus direitos respeitados: férias, e tudo o mais. Aprendeu a cumprir horários, cumprir metas, atrair clientes, enfim! Tudo o que diz respeito ao funcionamento de estoque e pedidos. Sem falar do atendimento ao público.

Passaram-se três anos e o jovem precisou sair de seu primeiro emprego, pois iria se alistar.

Na despedida, o encarregado perguntou ao rapaz sobre seus planos para o futuro, e o moço respondeu:

_ Vou ser político e garantir a outros jovens a profissionalização e o primeiro emprego.

Dito e feito! Paulo se tornou o vereador mais votado em sua cidade e cumpriu sua promessa.

Depois de algum tempo, montou sua loja de materiais de construção, oferecendo emprego para muitas pessoas…

Em um certo dia, o senhor Paulo atende um cliente bem idoso que lhe disse:

_ Parabéns! Você usou a sua inteligência e força em benefício dos outros. Você encontrou a sua missão!!! Não se lembra de mim?! Eu sou o seu primeiro patrão!

E os dois, emocionados, fizeram um rápido “flashback”, recordando tempos preciosos do passado…

 

Skip to content