Concebido pelos participantes da formação do Projeto Rotas e Redes Literárias de Corumbá e Ladário, o Seminário SeresLivros, SeresLibres se propõe a debater e inspirar ações latina americanas de fomento ao Livro e à leitura na constituição de sociedades leitoras.
“Ler/escutar/escrever é abrir para nós e para os outros um caminho de liberdade.” (Maria Teresa Andruetto). E é por esse caminho de liberdade, através da Literatura, que alçaremos voos para além das fronteiras.
PROGRAMAÇÃO DIA 08 DE DEZEMBRO (horário de Brasília): Ao vivo no http://bit.ly/youtubetear
Anfitrião: Salim Haqzan
19h às 19h30 – ABERTURA
Poeta Seu Balbino
19:30h às 20:45h – REDES LEITORAS
Victoria Garcia (Colômbia), Selene Tinco (Peru) – mediação de Volnei Canônica (Brasil)
20:45h às 21:30h – LITERATURA ANDARILHA
Christina Dias (Projeto Kombina/RS) e Hesron da Costa Vale (Projeto Meninos do Barco/PA)
– mediação de Tarissa Marques (MS)
21:30h às 22h – ENCERRAMENTO
Bernardo Paredes & Filhos
Victoria Garcia
Co-fundador da Fundação Círculo Aberto. Leitora apaixonada. Advogada e especialista em Pedagogias das Diferenças. Com experiência no desenvolvimento de projetos sociais e empresariais onde a arte é a ferramenta transformadora. Responsável pela criação e direção executiva dos projetos da fundação. A Fundação Circulo Aberto é uma organização sem fins lucrativos e independente que trabalha desde 2010 na concepção e implementação de projetos de educação e cultura. Com uma paixão especial pela literatura e pelos livros, nosso objetivo é transformar a educação, colocando a literatura de qualidade no centro de todo o aprendizado.
Selene Tinco
Formada em Educação, Especialista em Distúrbios da Comunicação e Dificuldades de Aprendizagem, possui Mestrado Internacional em Literatura Infantil e Juvenil e Incentivo à Leitura. É membro da Academia Peruana de Literatura Infantil e Juvenil. Assessora em projetos de mediação de leitura interligando arte, jogos e literatura. Diretora da Sala de Leitura Vallecito, é a fundadora dos projetos: Leia para crescer, Ler é o meu norte e fundadora do Festival de Livro e Leitura Infantil e Juvenil – projeto vencedor dos Estímulos 2019 do Ministério da Cultura do Peru.
https://cerlalc.org/author/stinco/
Volnei Canônica
Gaúcho de Caxias do Sul, formado em Relações Públicas, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil e, Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo. Sua família tem um ferro velho e os livros, descartados pelas pessoas, alimentaram, desde a infância, o seu imaginário, transformando-o em artista e mediador de leitura. Sua trajetória é marcada pela luta por políticas públicas que garantam o direito à literatura para todos. Atuou e coordenou diferentes programas e projetos nacionais. Foi assessor da FNLIJ, Coordenador do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A, Diretor da DLLLB do MinC. Atualmente é Presidente do Instituto de Leitura Quindim. Seu primeiro livro publicado é Tanta Chuva no Céu, uma parceria com o ilustrador equatoriano Roger Ycaza. A obra ganhou o Prêmio Sylvia Orthof – Biblioteca Nacional como melhor livro infantil 2021. O livro também foi selecionado pela Revista 451 como um dos 14 melhores livros de 2020 e ainda ganhou o Selo Distinção da Cátedra Unesco de Leitura e o Prêmio Image of the Book, XIV Concurso Internacional de Ilustração e Design de Livros, na Rússia.
www.institutoquindim.com.br
Christina Dias
Minha primeira professora me ajudou a enxergar a beleza da vida e achei que o texto é um bom lugar para guardá-las. por isso escrevo livros, por isso ando por aí numa kombi para espalhar belezas tentar ajudar as pessoas a enxergá-las dentro e fora dos livros.
Desde o início já foram 26 livros. E alguns textos inclusos em antologias com outros escritores, publicados por várias editoras. Fundadora do Projeto Kombina – Um projeto capaz de levar diferentes formas de arte e promover espaço de produção e construção
artística de forma integrada e interativa.por meio da editora, de espetáculo e da kombi.
https://www.projetokombina.com.br
Hesron da Costa Vale
Natural no município de Breves (PA), formado em pedagogia pela Uniasselvi e voluntário há 5 anos no projeto Vaga Lume representando a comunidade Manancial Celeste que é situada as margens esquerda do Rio Pararijós. Hoje trabalha como professor. Mas atual muito tempo como condutor de transporte escolar marítimo nós rios da Amazônia onde tinha a missão de transporta 20 alunos por dia divididos nos turnos manhã e tarde. O percurso da viagem era de aproximadamente duas horas de ida e volta. Foi em uma dessas muitas viagens que surgiu a ideia do projeto Meninos do Barco. Todos os dias, antes de começar as viagens, Hesron buscava vários livros da biblioteca comunitária e distribui para as crianças lerem durante a travessia. Neste percurso Hesron fazia mediação de leitura com as crianças e também nas paradas e nos portos das casas.
Os desenhos das artes de divulgação do encontro foram criados por Roger Mello, cedidos especialmente para o evento.