Histórias de fé, caridade e honestidade permeiam relatos vencedores do “À Procura dos Pequenos Heróis”

Dez histórias que envolvem boas ações praticadas por crianças e adolescentes na faixa etária entre 08 e 17 anos de idade foram premiadas na 19ª edição do projeto “À Procura dos Pequenos Heróis”. A ação podia ser praticada em família, na escola, na rua, na hora do lazer, na viagem e em qualquer outro local e momento em que a criança tivesse a oportunidade de fazer uma boa ação.

Promovido anualmente pelo Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental (CENPER), a premiação tem como objetivo conscientizar as crianças e adolescentes a discernir os seus atos bons dos seus atos ruins, bem como resgatar os valores no contexto da família, preparar e persuadir as crianças para execução de uma boa ação, promover a integração moral e social da criança à comunidade corumbaense, despertar nas crianças e jovens a prática dos verdadeiros valores por intermédio de boas e até corajosas ações, em contraposição aos atos condenáveis e perniciosos.

Entre as boas ações, esteve a de Maria Vitória Baiano, de 11 anos, que salvou o primo Lucas, de 04 anos, que estava se afogando, após a boia que o mantinha seguro desprender-se do corpo dele. Atos de caridade com doações de alimentos e roupas, resgate de filhotes de cães e gatos e até uma lição de fé praticada pela aluna Daciane Castilho, da escola municipal rural Paiolzinho e extensões compuseram a lista de relatos.

Cadeirante, a jovem de 14 anos convive com paralisia cerebral, entretanto isso não a impediu de orar por horas seguidas pelo restabelecimento da saúde da mãe dela. Segundo relato dos familiares, a dona Bertha, mãe da Daciane, sofria de crise reumática e estava acamada há cerca de nove meses, sem poder ficar em pé. Depois de muito tempo de oração da jovem, Bertha visualizou uma luz branca que entregou pelo quarto. Nesse momento, ela tentou ficar em pé. Para surpresa de todos, a senhora conseguiu até mesmo andar já sem sentir dor alguma.

“As crianças que são premiadas pelo projeto são lembradas por todo vida por essas ações dignificantes. Repassem o exemplo a todos e busquem cada vez mais ser cidadãos em suas comunidades”, lembrou o presidente do CENPER, Johnie Midon.

A secretária-adjunta de Educação de Corumbá, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, destacou que educar também passa pelo exemplo e por isso é importante que o “À Procura dos Pequenos Heróis” se perpetue ao longo dos anos.

A ação vencedora, que levou uma bicicleta de premiação, foi praticada por Diogo Divino da Silva Rosa, aluno da escola municipal Tilma Fernandes Veiga. Os avaliadores levaram em conta que o ato foi realizado em prol de um desconhecido. Diogo contou que achou uma mochila com documentos e uma boa quantia em dinheiro.

“Em nenhum momento passou pela minha cabeça ficar com ela, pois não era minha. Com a ajuda do meu pai, postamos num grupo de rede social e rapidamente encontramos o verdadeiro dono. Devolvi tudo pra ele”, contou Diogo que revelou.

“Eu não tinha bicicleta. Sempre quis uma. Estou muito feliz com o prêmio. Nunca imaginei que eu devolver a mochila me daria uma bicicleta depois”, disse.

Confira a relação dos vencedores:

  • Diogo Divino da Silva Rosa
  • Daciane Castilho
  • Pamela Silva dos Santos
  • Maria Vitória Baiano
  • Kauane Gonçalves
  • Marcele Alem Picolomini
  • Erik Reginaldo Couto
  • Amylee Monyck sw Souza Nunes e Souza
  • Elena Cristina da Silva
  • Jeinny Gabrielle Ramires de Matos
Skip to content