Construída com recursos próprios, prefeito entrega Capela Mortuária Municipal

O prefeito Marcelo Iunes entregou nesta quinta-feira, 13 de janeiro, a Capela Mortuária Municipal. Construído na Praça Nossa Senhora de Urkupiña, em área atrás do Cemitério Santa Cruz, o espaço recebeu o nome do servidor municipal e fiscal de Postura Edvaldo Apontes Rodrigues, falecido em 2018.

Construída com recursos próprios da Prefeitura, aquele proveniente dos impostos que o cidadão paga, a Capela Mortuária Municipal Edvaldo Apontes Rodrigues conta com duas salas para velórios, salas administrativas e de espera e banheiros. A Prefeitura investiu R$ 530.104,89 (quinhentos e trinta mil, cento e quatro reais e oitenta e nove centavos) na obra.

“Fizemos aqui uma justa homenagem para esse ex-servidor da nossa Prefeitura, ex-professor de muitos corumbaenses, inclusive da Amanda, minha esposa. O Dino – como era mais conhecido – era um amigo meu, independente de política. Quem conviveu com ele sabe, que era uma pessoa que só trazia alegria, sempre brincalhão, sempre brincando com todo mundo. Essa é uma homenagem  muito justa”, disse o prefeito Marcelo Iunes em seu discurso de entrega da Capela.

Marcelo Iunes destacou que a Capela Municipal permite dignidade e respeito às famílias num momento muito sensível de suas vidas. “As pessoas terão conforto e dignidade para, naquele momento de dor, de luto, prestarem as homenagens aos seus entes queridos. É um momento difícil e precisam desse apoio. Dá dignidade para as pessoas. É inadmissível que em meio a todo o sofrimento, no momento crítico de perda do ente querido, tenha que se preocupar em conseguir recursos para o velório”, ressaltou o prefeito destacando que a construção da Capela era um compromisso de seu Plano de Governo.

“É importante que possam fazer um velório digno para seu ente querido. Aqui, com certeza, num momento de dor, encontrarão todo amor e carinho do Poder Executivo para prestar as últimas homenagens aos seus familiares”, completou.

Rosemeire Apontes Rodrigues, irmã do servidor que dá nome à Capela, agradeceu a homenagem. “É uma honrosa homenagem ao nosso irmão Edvaldo, que era conhecido por  como Dino professor Dino. Foi um privilégio conviver com ele. Somente quem teve essa convivência verdadeira conheceu o seu coração e seus sentimentos. Foi uma pessoa de grande inteligência, viveu intensamente, fez o bem, plantou o bem. Essa homenagem é justa”, afirmou. Heloísa, de 8 anos, filha do professor Dino, também acompanhou a homenagem.

“A população pode ter certeza que vai poder velar seu ente querido num lugar digno, humano e que lhes garante total respeito no momento difícil. Acompanho desde quando o Marcelo era vereador esse desejo da população ter um local para o velório de seus entes queridos. É complicado, num momento de dor, naqueles últimos momentos que a família tem pra despedir do seu ente, ter que sair em busca de um local para o velório. Acompanhei  com o prefeito desde a planta até a entrega. Agradeço a todas as secretarias envolvidas, sozinho nós não fazemos nada, a gente precisa de um e de outro, e hoje aqui é a prova disso. Quem ganha é a população, que vai ter este espaço, essa capela para as últimas, dignas e respeitosas homenagens ao seu familiar querido”, disse a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Façanha, ressaltou que a homenagem foi aprovada “por unanimidade” pelos vereadores. “Foi uma pessoa do bem. Façanha disse ainda que a Capela Mortuária “resolve o problema de muitas famílias carentes aqui  de Corumbá, que num momento difícil de dor e luto precisavam buscar um local para o velório de seus familiares”.

“A entrega desta capela mortuária  para a população da nossa cidade é muito importante. Certamente, nossos cidadãos saberão dizer, com certeza, os benefícios que esta obra significa na vida deles num momento de dor, de muita tristeza. Aqui terão a dignidade necessária para o velório de seus entes queridos e encontrarão amparo do Poder Público. A escolha do nome para esta capela foi uma justa homenagem a  um homem que dignificou o trabalho do fiscal de postura, um homem que honrou o serviço público”, finalizou o vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto.

Skip to content