Em passagem de Comando, prefeito destaca missão da Flotilha de Mato Grosso no Pantanal

O prefeito Marcelo Iunes prestigiou a cerimônia de troca de comandante da Flotilha de Mato Grosso, organização militar subordinada ao 6° Distrito Naval da Marinha do Brasil. Assumiu o cargo o capitão de mar e guerra Guilherme José Aguiar de Araújo. Deixou a função o também capitão de mar e guerra Francisco Leonardo Maciel Machado.

Ao desejar sucesso ao novo comandante, Marcelo Iunes destacou a importante missão executada pela Flotilha, que com suas constantes patrulhas e operações ribeirinhas nos rios da região do Pantanal, mantém ativos os serviços de defesa da fronteira oeste brasileira e o apoio às populações tradicionais da região.

A Flotilha de Mato Grosso está sediada no 6° Distrito Naval da Marinha, na cidade de Ladário. Foi criada em 20 de outubro de 1876, três anos após a transferência dos estabelecimentos navais de Cuiabá para Ladário, com a finalidade de fortificar definitivamente a Província de Mato Grosso.

O Comando da Flotilha de Mato Grosso tem como missões executar operações ribeirinhas; exercer a patrulha fluvial; cooperar em ações de inspeção naval e efetuar busca, socorro e salvamento fluvial e prestar assistência cívico-social às populações ribeirinhas, a fim de contribuir para a aplicação do poder naval na área de jurisdição do Comando do 6° Distrito Naval. Os navios da Flotilha participam de comissões operativas de adestramento de operações ribeirinhas, de representação, de patrulha fluvial, operações de busca e salvamento e assistência cívico social (ACISO).

Realizada na manhã desta terça-feira, 11 de janeiro, a solenidade aconteceu a bordo do Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger. Foi presidida pelo vice-almirante Paulo César Bittencourt Ferreira, comandante do 6° Distrito Naval.

Skip to content