PDE busca gerar emprego e renda à população e fortalecer comércio local, afirma prefeito

Acompanhado pelo diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, e o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o prefeito Marcelo Iunes lançou nesta quinta-feira, 27 de janeiro, o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) de Corumbá. O projeto faz parte do Programa Cidade Empreendedora, cujo objetivo principal é fortalecer o comércio local e explorar as potencialidades do Município.

Seguindo as normas de biossegurança contra a Covid-19, o lançamento do PDE foi realizado no Senac de Corumbá e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o diretor-presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Alfredo Zamlutti Junior, o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Façanha, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC), André Campos.

Os vereadores Alex Dellas, líder do prefeito no Legislativo, Alexandre Vasconcelos, Elinho Júnior, Genilson José, Youssef Salla e Samyr Qualada também prestigiaram o evento, que contou ainda com a participação de diversas lideranças de bairro, micro e pequenos empreendedores da cidade. Até representantes de Puerto Quijarro, Puerto Suárez e de Santa Cruz de La Sierra, todas cidades bolivianas, acompanharam a apresentação do PDE, feita pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques.

Trabalho conjunto

O prefeito Marcelo Iunes destacou a importância do Plano de Desenvolvimento Econômico dentro de um dos principais eixos de seu programa de governo: a geração de empregos e renda. “Hoje estamos aqui graças a uma conversa que tivemos com a Maristela, diretora do Sebrae, em fevereiro do ano passado, onde fomos apresentados ao programa Cidade Empreendedora”, recordou o chefe do executivo-municipal.

“Como já disse antes, neste segundo mandato iremos focar ainda mais na questão da geração de emprego e renda, por isso fomos buscar juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, parceiros para estimular e nos auxiliar nesta inciativa”, prosseguiu o prefeito, reforçando a importância do Sistema S em todo trabalho relacionado ao Cidade Empreendedora.

“Quando assinamos esse contrato com o Sebrae/MS, o meu primeiro pedido foi para que a unidade aqui de Corumbá fosse reaberta. Então esse trabalho que vem sendo realizado aqui pelo Sebrae faz parte das novas atividades desenvolvidas em nossa região, ações voltadas ao eixo ‘Cidade de Negócios’, que engloba os mais diversos segmentos econômicos do nosso município”, prosseguiu Marcelo Iunes.

A desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas, a melhoria no atendimento ao empresário, o incentivo às compras locais, a promoção de uma cultura empreendedora, melhorias na Sala do Empreendedor, e o estímulo ao desenvolvimento empresarial e a formação de lideranças que exerçam uma gestão empreendedora são, segundo o prefeito, o foco do Cidade Empreendedora.

“Após esse trabalho realizado durante esses meses, hoje estamos apresentando um diagnóstico econômico e lançando o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para o nosso município. É a pedra fundamental para construção de uma Corumbá ainda mais justa, mai8s humana, transparente e fraterna para nossa população”, finalizou o prefeito.

Skip to content