Corumbá adere ao MS Alfabetiza com ações previstas para esse ano letivo

O somatório de forças entre Governo de Mato Grosso do Sul e Prefeitura Municipal de Corumbá irá potencializar o processo de alfabetização de estudantes nas escolas da Rede Municipal. Com a adesão do município pantaneiro ao Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, os alunos poderão adquirir o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

O secretário de Educação de Corumbá, Genilson Canavarro de Abreu ressaltou que o programa do Governo de MS contempla outro que já havia sido previsto pelo Município em 2020, porém ficou adiado devido à pandemia.

“O Corumbá Alfabetiza na Idade Certa seria iniciado em 2020. Agora, o desejo do Estado se uniu ao nosso e aderimos ao MS Alfabetiza. Vamos investir mais, com vagas para professores que vão entrar na rede como alfabetizadores. Sem investimento não há qualidade na Educação”, afirmou o gestor que detalhou mais investimentos na Rede.

“Estão chegando mil carteiras novas, 600 computadores, 05 carros 0 km, ônibus para reforçar nosso trabalho. As Cemeis vão ganhar parquinhos novos. Também renovaremos os jogos de mesa nas escolas, além do investimento em infraestrutura (reformas) que vem para melhorar a qualidade de ensino”, pontuou.

Presente na solenidade de lançamento do MS Alfabetiza, realizada na tarde desta quinta-feira, 10 de fevereiro, a assessora politica da Secretaria de Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Gláucia Iunes, ressaltou o importante papel da alfabetização no processo de ensino.

“Nosso Governo do Estado é municipalista, se preocupa com cada município. Quando pensou em o que deixar como legado, nada melhor do que a Educação, a semente onde tudo começa. A gente sabe que uma criança bem alfabetizada não passa por dificuldades ao passar todos os estágios de ensino”, afirmou.

Em sua fala, o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, frisou o bom relacionamento com o Governo do Estado e conquistas trazidas a partir dela em várias áreas. O chefe do Executivo anunciou várias ações de valorização à Educação, entre elas, transformar vários programas da atual gestão em políticas de governo para garantir a permanência e, consequente, benefício à comunidade escolar.

Iunes falou de demais parcerias como a formada com o Senac para  ensino técnico, articulações para a instalação do câmpus da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Corumbá, além dos investimentos em estrutura das unidades escolares e a valorização do profissional com a convocação de aprovados no último concurso público e deixou um recado para os professores presentes.

“Sou muito grato por vocês pelo bom índice que temos na Educação e podem cobrar da gente mesmo porque são vocês que vivem o dia-a-dia da escola”, lembrou.

Sobre o MS Alfabetiza

Contempla os seguintes eixos: Formação continuada dos professores e gestores escolares; Avaliação externa e acompanhamento dos indicadores de aprendizagem; Fortalecimento da gestão escolar; Cooperação e incentivos entre estado e municípios; Oferta de material didático complementar.

Em suma, o programa objetiva implementar uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na Alfabetização; fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios, no processo educacional; e criar soluções específicas de âmbito estadual e local.

A ação conta com importantes parceiros com destaque para a Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS).

Skip to content