Povo das Águas atendeu mais de 180 famílias ribeirinhas na região do Taquari

Realizado pela Prefeitura de Corumbá, com coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o Programa Social Povo das Águas atendeu 182 famílias ribeirinhas da região do Taquari. O trabalho, que reúne servidores de diversas pastas da Administração municipal, foi realizado entre os dias 06 e 10 de fevereiro observando todas as medidas de biossegurança necessárias contra a covid-19.

A ação atendeu famílias que vivem nas comunidades do Rio Negro; Corixão; Cedrinho; Cedro e Limãozinho; Colônia do Bracinho e Colônia São Domingos (Figueira e Sagrado).

Foram realizados 311 atendimentos médicos, 347 atendimentos de enfermagem, 72 atendimentos odontológicos e 156 procedimentos odontológicos, além da entrega de 446 kits de escovação dentária e 02 curativos foram realizados.

Acesso à região foi feito de forma terrestre (Fotos: Clóvis Neto)
Acesso à região foi feito de forma terrestre (Fotos: Clóvis Neto)

O Povo das Águas ainda fez o atendimento a 18 urgências de pessoas com pressão alta. Três ribeirinhos receberam medicação endovenosa/inalação e houve ainda a administração de 20 medicações injetáveis.

Ainda houve 27 ações de planejamento familiar (medicação); 72 atendimentos para hipertensão arterial, 07 diabetes melitus e 05 em saúde mental; 05 gestantes foram atendidas. Também foi realizado o atendimento médico de 65 crianças.

A equipe do Povo das Águas aplicou 478 doses de vacinas de rotina. Foram aplicadas 297 doses da vacina contra a covid-19 e realizados 41 testes rápidos de covid-19. Os servidores fizeram 07 palestras com orientações sobre pandemia e vacinas.

O CRAS Itinerante atendeu 182 famílias e 574 pessoas. Houve 182 atualizações do PAIF; 70 atualizações do Cad Único e 16 inclusões no Cad Único; além de 06 registros de BPC/Idoso e Deficiente.

Foram executados 141 encaminhamentos e orientações/CRAS Itinerante. Foram 03 as visitas domiciliares. Houve a entrega de 183 cestas básicas; de 182 lonas e de 111 brinquedos.

Povo das Águas

O Programa Social Povo das Águas atende famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense com ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.

Skip to content