O prefeito Marcelo Iunes participou na noite desta segunda-feira, 21 de fevereiro, da abertura do ano Legislativo na Câmara Municipal de Corumbá. A sessão ordinária marcou também a posse do vereador Marcelo Araújo, que assumiu no lugar de Luciano Costa, licenciado para ocupar a Secretaria Municipal de Relações Institucionais.
Em seu discurso, o chefe do Executivo municipal destacou o trabalho desempenhado pela Câmara e a harmonia na relação entre os Poderes. “Nesta retomada dos trabalhos legislativos, quero primeiramente agradecer a parceria dos nobres vereadores pelo apoio nesta missão de transformar nossa querida Corumbá em um local mais fraterno, mais humano e com infraestrutura adequada para nossa população”, afirmou.
“Com transparência e responsabilidade, estamos avançando, como nunca antes visto, em obras estruturantes de importância fundamental. São vários quilômetros de drenagem e pavimentação em diversos bairros da cidade. Bairros que antes sofriam com enchentes, hoje comemoram um novo tempo de tranquilidade e segurança”, prosseguiu o prefeito Marcelo Iunes.
A participação do Legislativo no combate à Covid-19 e na reestruturação da Santa Casa de Corumbá também foram elogiados pelo prefeito, bem como a autorização para que Prefeitura aportasse recursos para o pagamento de funcionários do único hospital público da região pantaneira, responsável pelo atendimento de corumbaenses, ladarenses e de bolivianos da faixa de fronteira.
“Em dezembro do ano passado, a Câmara também devolveu R$ 1,042 milhão do duodécimo, dinheiro aplicado diretamente na Saúde Pública. O mesmo aconteceu em 2020 e 2019, somando mais de R$ 3,5 milhões que foram revertidos em melhorias para a população. Outra atitude louvável desta Casa foi a autorização para que a Prefeitura aportasse recursos no Asilo São José. Graças a isso, nossos idosos seguem recebendo o atendimento que precisam e merecem”, afirmou Iunes.
“Outro tema importante aprovado pelos vereadores foi a alteração na Lei que permitiu a regularização fundiária de 2.850 famílias do Loteamento Primavera; Loteamento Detran; Loteamento Guanabara; Loteamento Jardinzinho; Loteamento Jardim Aeroporto; Loteamento Aroeira; Loteamento Guanã 1; Loteamento Cravo Vermelho 1; Loteamento Cravo Vermelho 2; Loteamento Tarumã; Loteamento Piúva; e Loteamento Ipê”, prosseguiu.
“Isso quer dizer que essas pessoas serão donas de seus próprios imóveis, não apenas um termo de sessão de uso. Importante destacar que os recursos aplicados neste trabalho pioneiro em breve retornarão aos cofres do Município em forma de IPTU. A Câmara também foi importante em questões ambientais, principalmente durante as queimadas que castigaram nosso Pantanal na época da seca”, finalizou o prefeito.
O secretário de Relações Institucionais de Corumbá, Luciano Costa, também usou a palavra. “Eu estou muito feliz sabendo que estou me ausentando da Câmara para uma pessoa que eu tenho certeza que vai ocupar esse cargo com maestria e competência”, afirmou, complementando em seguida: “hoje eu assumo um cargo de extrema importância e por isso o aceitei, prefeito. Hoje me vejo, com bastante humildade, mas ao mesmo tempo preparado para fazer um papel importantíssimo”.
Já o recém-empossado Marcelo Araújo agradeceu a presença dos que prestigiaram sua posse. “Hoje assumo o cargo de vereador. Um grande desafio que estou decidido a enfrentar com serenidade, dedicação, com responsabilidade e, principalmente, com muita vontade de fazer o melhor pela minha cidade. Conto com o apoio de cada um de vocês, nobres pares, nesta missão, que afinal é de todos nós”, pontuou.
“É nosso dever constitucional ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos aqui na Câmara e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Temos que fiscalizar e cobrar o executivo sim, mas com respeito, com decoro e sabendo que lá na prefeitura estão homens e mulheres que se empenham pelo bem da nossa querida cidade”, prosseguiu.
O vereador também destacou os importantes avanços conquistados nos últimos anos pelos servidores municipais e pela Saúde Pública. “É fácil perceber que o atual alinhamento político tem sido muito benéfico para Corumbá. Temos representatividade e somos ouvidos. Essa união de forças tem gerado frutos importantes, seja para infraestrutura, para assistência social, na educação, no meio ambiente ou para o turismo. O comércio corumbaense é de novo forte e pujante”, reforçou o vereador, que finalizou:
“É com isso que pretendo contribuir aqui na Câmara: com o desenvolvimento da minha cidade, a cidade dos meus pais, a cidade dos meus filhos. E falando em família, quero agradecer ao meu pai Antônio e a minha mãe Maria José. Vocês são pais formidáveis e avós incríveis. cada lição que recebi de vocês na vida – até as mais doloridas – ajudaram a formar essa pessoa que está aqui hoje realizando um sonho”.
“Meus irmãos, obrigado pelo companheirismo de sempre. Minha esposa Carol, qualquer palavra de agradecimento a você hoje é pouco. A ti prometo apenas que nada vai mudar. meus filhos, Guilherme e Davi, não se esqueçam que vocês são minha razão de viver. Preciso ainda agradecer aos 888 eleitores que me confiaram seus votos e me tornaram o 11º candidato mais votado. Devo também externar minha gratidão a dois amigos importantes, que hoje nos cuidam de outro plano: padre Pascoal e Amando Balancieri”.