Projeto Bem Nascer MS repassa ultrassom digital portátil para Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá recebeu nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, um aparelho de ultrassom digital portátil. O equipamento foi repassado ao Município pelo projeto ‘Bem Nascer MS’, que é desenvolvido pelo Governo do Estado com o objetivo de reduzir os índices da mortalidade materna e infantil. O aparelho está em funcionamento no Centro de Saúde da Mulher.

O prefeito Marcelo Iunes destacou que a portabilidade do equipamento permitirá a Prefeitura levar ultrassom para variados pontos de Corumbá. “O projeto Bem Nascer MS é muito importante, o Governo do Estado nos repassou um aparelho digital de ultrassom portátil que nos possibilita levar esse serviço para os assentamentos e também para as ações do Programa Povo das Águas no Pantanal. Agradeço ao governador Reinaldo Azambuja, à primeira-dama Fátima Azambuja e ao secretário Geraldo Resende, por mais essa parceria com Corumbá, para que a gente possa reduzir a modalidade materna infantil em todos os municípios do Mato Grosso do Sul”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

Madrinha do projeto ‘Bem Nascer MS’ em Corumbá, a primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, ressaltou que semanalmente 96 mulheres são atendidas e passam pelo serviço de ultrassom na cidade. Ela lembrou que a redução dos índices de mortalidade materna e infantil é um desafio de todo o país.

“A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania tem a missão de promover o engajamento da sociedade corumbaense a colaborar com esta missão”, pontuou Amanda Iunes. A meta é reduzir até 2030, a razão de mortalidade materna para menos de 30 por 100 mil nascidos vivos e também a redução da mortalidade infantil para um único dígito. O Brasil precisa atingir até 2030, metas de redução da mortalidade materna, conforme pactuação definida nos ‘Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), considerando morte materna como todos os óbitos que ocorrem durante a gravidez ou até os 42 dias seguintes ao parto, para cumprir acordos firmados com a ONU.

O secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite, enfatizou que o ‘Bem Nascer MS’ é um projeto que “dá condições para fazer o atendimento de ultrassom obstétrico, ultrassom ginecológico e chama atenção para todo fluxo de atendimento da rede de atenções de saúde relacionado à saúde da mulher e da pediatria. Mostra a responsabilidade que o Estado tem de levar aos municípios a descentralização da saúde. Agradeço ao secretário de Estado Geraldo Resende pela iniciativa, que fortalece a saúde do nosso Estado e Corumbá”, argumentou. A secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, acompanhou a solenidade de repasse do equipamento.

 

Skip to content