Campanha “Imposto Solidário” destina doações do IRPF para fundos municipais da Criança e Adolescente e do Idoso

Lançada nesta segunda-feira, 07 de março, a campanha “Imposto Solidário”. A iniciativa da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, incentiva à destinação do Imposto de Renda para os fundos municipais da Criança e Adolescente e do Idoso. Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto apurado na declaração, sendo 3% para o fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% ao fundo do Idoso.

“É um ato de amor ajudar ao próximo tanto as crianças e idosos. É muito simples, você está destinando uma parte do que você já paga ao Imposto de Renda para nossas crianças; adolescentes e idosos. Iniciamos a campanha neste primeiro dia útil de março, porque também teve início a entrega da declaração do Imposto de Renda”, explicou a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.

“Mostramos para onde os recursos são destinados e que tudo é monitorado pelo Conselho do fundo que recebe os recursos. É feito todo um trabalho para que esse dinheiro chegue para promover ações para crianças, adolescentes e idosos. Cada doação é importante e faz toda a diferença. É um ato de amor ao próximo”, completou a secretária Assistência Social.

Representando o prefeito Marcelo Iunes, o vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto, destacou a importância da iniciativa capitaneada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. “O Imposto Solidário transforma nossa declaração de Imposto de Renda em uma declaração de amor. Dá a oportunidade de aliviarmos um pouco o sofrimento e colaborarmos com os mais necessitados”, disse.

A possibilidade de fazer doação por meio da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) existe desde 2012 para o Estatuto da Criança e do Adolescente e desde 2020 para o Idoso. As entidades habilitadas por órgãos federais a receber os recursos serão fiscalizadas pelos Ministérios Públicos Estaduais, além de Tribunal de Contas da União e Controladoria-Geral da União.

Integraram o disposto principal do lançamento da campanha “Imposto Solidário”, o juiz da 1ª Vara Cível de Corumbá, Maurício Miglioranzi; o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Manoel Rodrigues;  a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Adriana Loureiro; a representante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e gerente de Políticas Públicas para a Terceira Idade, Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim, e o representante do Conselho Regional de Contabilidade, contador Emerson Monteiro.

Skip to content