Corumbá integra estudo Nacional e faz monitoramento de vetores da leishmaniose no Jardim dos Estados e Popular Nova

Corumbá foi selecionada pelo Ministério da Saúde para realizar um estudo acerca da vigilância e controle da Leishmaniose Visceral. Para tal, a Secretaria de Saúde está realizando a instalação de armadilhas do tipo CDC (Center on Disease Control) em residências de moradores dos bairros Jardim dos Estados e Popular Nova para verificar o índice de infestação dos flebótomos – transmissores da leishmaniose.

O Secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite explicou que “somente três cidades em MS foram selecionadas e nós fomos uma delas, o estudo é dividido em três etapas, instalação de armadilhas, borrifação e encoleiramento. As ações ocorrem no bairro com maior índices de casos, que é Jardim dos Estados o e no bairro vizinho, o Popular Nova”.

De acordo com a Gerente da Vigilância em Saúde de Corumbá, Beatriz Assad, “na próxima etapa os cães a partir dos três meses serão encoleirados, mas antes todos serão testados. Com os dados, vamos fazer um comparativo de casos, em cães e humanos, e estudar o comportamento de flebotomíneos nas área estratificadas”.

O Gerente Técnico de Controle de Leishmaniose/CCV/SES, Gilmar Cipriano Ribeiro expõe como é a metodologia da pesquisa, “no momento, estamos colocando as armadilhas montadas por três dias em cada residência, sendo que montamos no final do dia e retiramos os mosquitos capturados no início da manhã, após triagem, as fêmeas são levadas para análise, já que são as transmissoras da doença”.

A Coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental de Corumbá, Walkiria Arruda comemora o estudo “ser selecionado para fazer este estudo é uma conquista muito grande para nossa cidade. Vamos encoleirar os cães do bairro, e fazer o acompanhamento destes animais também, testando e trocando as coleiras a cada seis meses”.

O estudo está sob a coordenação da Gerência Nacional e apoio da Regional de Entomologia, além da Gerência Estadual de Leishmaniose.

Skip to content