Matriz de Nossa Senhora da Candelária será reinaugurada no dia 25 de março

Totalmente restaurada pela Prefeitura de Corumbá, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária será reinaugurada no próximo dia 25 de março. Os detalhes do evento foram definidos durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 11 de março, no Paço municipal.

Além do prefeito Marcelo Iunes e do vice-prefeito, Dirceu Migueis Pinto, participaram do encontro o padre Júlio Cesar Mônaco, pároco da Catedral, o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joilson Cruz, e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Paróquia Nossa Senhora da Candelária.

Conforme definido durante a agenda, uma quermesse será realizada na Praça da República a partir das 16 horas do dia 25. Às 17h30, uma procissão com a histórica imagem de Nossa Senhora da Candelária sairá da Igreja Cacupê, onde ficou abrigada desde o início da reforma, até a Matriz. A missa especial terá início às 18 horas.

“Estamos ansiosos para entregar de volta à comunidade corumbaense, e também sul-mato-grossense esse belíssimo patrimônio da nossa história, da nossa cultura”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes, lembrando que a entrega só não ocorreu antes por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

“Tivemos que tomar medidas difíceis, como esse adiamento dessa entrega, a realização do Carnaval e do Festival Internacional de Pesca, mas agora, graças a Deus, a vacinação está aumentando, os casos diminuindo e então podemos retomar tudo isso, claro que ainda seguindo alguns protocolos de biossegurança”, completou o chefe do Executivo municipal.

Coordenador da Força-Tarefa responsável pela conclusão dos serviços da Igreja, o vice-prefeito engenheiro Dirceu Migueis Pinto destacou o empenho da Prefeitura e a parceria fundamental do Governo do Estado para conclusão do projeto. “Foi uma união muito grande da administração Municipal, que, juntamente com o Governo do Estado e a Diocese de Corumbá, conseguiu avançar”.

O vice-prefeito ressaltou também o valor sentimental que o local representa para ele e para milhares de corumbaenses e ladarenses. “Quarenta e quatro anos atrás eu tive o prazer de casar na Igreja Nossa Senhora da Candelária. É uma grande satisfação, como engenheiro, ter sido um dos coordenadores da conclusão dessa obra. Tenho certeza que muita gente da região também guarda uma lembrança marcante da nossa Matriz”, completou Dirceu.

O padre Júlio, por sua vez, lembrou que a Igreja deve se tornar mais um atrativo turístico da região. “A Matriz de Nossa Senhora da Candelária é um patrimônio de Corumbá e do mato Grosso do Sul. É uma obra de arte e por isso, já estamos dialogando com a Fundação da Cultura para a ocupação, não só religiosa, desse espaço”, afirmou o pároco.

No dia 25 de março, após a missa, um show regional oferecido pelo Governo do Estado, será realizado no palco montado ao lado da Praça da República.

Skip to content