Prefeito recebe representantes da Caixa e do Ministério da Economia para discutir PPP da Iluminação Pública

O prefeito Marcelo Iunes recebeu nessa semana representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Economia, para tratar da evolução da Parceria Publica Privada (PPP), financiada pela FEP/Caixa, para Concessão Administrativa de prestação de serviços de Iluminação Pública de Corumbá.

Com processo iniciado em 2019, a concessão propiciará uma melhoria permanente na qualidade da Iluminação, a implementação de equipamentos de baixíssimo consumo, redução do custo de manutenção e implantação e operação da telegestão, com reinvestimentos por conta da iniciativa privada e preços fixos para o Poder Público.

A modalidade de contratação será através de Parceria Público Privada (PPP), que ocorre através de um contrato de longo prazo onde o agente privado realiza investimentos para a prestação ou melhoria de um serviço público, e se remunera no longo prazo a preço certo e definido.

As atribuições das partes envolvidas são as seguintes:

  • O Poder Público define o serviço a ser concedido e as condições, bem como fiscaliza a execução do contrato.
  • O Agente Privado executa o contrato e deverá realizar os investimentos e a gestão dos ativos pelo prazo da concessão, remunerando se por preço certo e prazo determinado.
  • O Mercado Financeiro proverá os recursos para os investimentos, tendo o fluxo financeiro como garantia, além de outras garantias eventualmente prestadas pelo agente privado (SPE)
  • O usuário será o beneficiário da melhoria da qualidade na prestação dos serviços, além de continuar sendo o responsável pelo pagamento da contribuição (COSIP).

O Projeto de Lei para autorizar a contratação de uma empresa, nos moldes da PPP, será encaminhada ainda no mês para apreciação da câmara dos Vereadores e, conforme as fases do cronograma, a formalização contratual e início da prestação dos serviços deverá ocorrer durante o segundo semestre de 2022.

Skip to content