Prefeitura e Sebrae/MS fazem reunião sobre mapeamento do ecossistema de inovação

O Sebrae/MS realiza reuniões em Corumbá para desenvolver o trabalho de mapeamento do ecossistema de inovação no município. Entre as conversas que estão acontecendo nesta semana, desde o dia 7 de março, houve encontro com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Prefeitura Municipal, nesta quinta-feira (10).

A formatação desse mapeamento envolve a discussão com lideranças e setores que contribuem com a inovação, além de atuar para que seja criado um ambiente que permita que esses atores possam dialogar entre si para desenvolvimento de soluções locais para desafios que Corumbá enfrenta.

Essa ação de mapeamento do ecossistema de inovação integra etapa do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, que visa reduzir o impacto dos incêndios na economia local nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e ajudar a desenvolver setores produtivos, como turismo, pecuária, agricultura familiar, administração pública, comércio, entre outros.

As analistas técnicas do Sebrae/MS, Luciene Mattos e Vanessa Schmidt, e o bolsista Fundect na área de inovação da Regional Oeste do Sebrae/MS (Bonito), Welker Gonçalves, fizeram a reunião com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto Costa Marques, e o secretário-adjunto, Luciano Aguilar Rodrigues Leite.

Nesta etapa do trabalho, houve o levantamento de problemáticas que são encontradas no município. O secretário e o secretário-adjunto detalharam alguns pontos e sinalizaram que a construção de um ambiente de inovação é de interesse da pasta. Eles pontuaram que a expertise do Sebrae/MS sendo aplicada em apoio à Prefeitura e outros atores do ecossistema vai alavancar essa cultura de inovação dentro do município.

Encontrou discutiu estratégias para o Pró-Pantanal (Fotos: Sebrae/MS)
Encontrou discutiu estratégias para o Pró-Pantanal (Fotos: Sebrae/MS)

“A Prefeitura de Corumbá quer participar, quer ser parceira desse ecossistema de inovação e entendemos que o Sebrae vai nos ajudar a atuar nesse sentido. Já temos um Conselho de Desenvolvimento Econômico para Corumbá e podemos inserir o termo inovação nele, atuar com comitê ou câmara técnica para alimentar essa construção”, pontou o secretário Cássio Augusto Costa Marques.

Luciene Mattos, analista técnica do Sebrae/MS, explicou que a reunião com a Prefeitura e com outros atores está enriquecendo o trabalho de mapeamento. Ela pontuou que a participação do poder público é também um pilar importante nessa construção.

“Estamos buscando o que cada uma das lideranças, os setores tecnológicos e de pesquisa da cidade podem contribuir com quem quer empreender ou quem já está atuando na região do Pantanal. Vamos criar o diálogo entre essas partes para gerar inovação que tanto a iniciativa privada, como o poder público precisam”, explicou Luciene Mattos.

Esse mapeamento resulta na possibilidade de as lideranças locais terem estrutura para construção de um planejamento de inovação para os próximos anos de Corumbá.

Essas ações estão alinhadas com o Pró Pantanal, que procura promover a inovação no território pantaneiro, por meio da dinamização das atividades econômicas e do estímulo a novos negócios. A criação de um ambiente que permite promover o trabalho conjunto dos setores produtivos com o ecossistema de inovação permite, também, o surgimento de novos empreendimentos inovadores, que podem atender necessidades ainda com carência na região pantaneira.

Ao longo da semana, o Sebrae/MS realizou encontros com o Sicredi, Santander, Sindicato Rural de Corumbá, Sesc, Senai, Sesi, Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Empresarial, UFMS. Também haverá reuniões com o IFMS, Instituto do Homem Pantaneiro (IHP), Consulado da Bolívia, Embrapa, Bombeiros.

Nesta quinta-feira (10), houve também palestra do Sebrae/MS com alunos do curso de Sistemas de Informação da UFMS campus Pantanal.

Sobre o Pró Pantanal

Para dinamizar a economia e estimular as micro e pequenas empresas localizadas no Bioma Pantanal, o Pró Pantanal busca identificar oportunidades inovadoras e de acesso aos mercados nacional e internacional, atuando em redes de transformação do ambiente de negócios e do território por meio da cooperação e fortalecimento da governança nas comunidades e instituições que atuam no bioma.

O objetivo final é elevar a competitividade e produtividade dos pequenos negócios do turismo, agronegócios e economia criativa com base na inovação e tecnologia. O programa também contempla o apoio à prevenção e combate a incêndios florestais, atuando em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Pró Pantanal está em desenvolvimento na região de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso desde 2021. Já foi realizado um mapeamento da situação de setores produtivos ao longo do bioma e novas fases agora entram em execução.

Skip to content