Saúde chama atenção para adesão as vacinas de rotina do calendário infantil

No Brasil, nos últimos anos nota-se uma queda gradativa da cobertura vacinal infantil, que foi agravada pela pandemia. Segundo especialistas os principais motivos são a percepção enganosa de parte da população de que não é preciso vacinar porque as doenças desapareceram, e o movimento antivacina, mas é preciso alertar sobre os riscos a que a população se expõe ao não vacinar seus filhos contra a Covid-19.

O Secretário de Saúde de Corumbá, Rogério Leite explica “o Brasil está com a pior cobertura vacinal dos últimos 30 anos, um retrocesso que poderá colocar em risco a vida de muitas famílias, pois a não vacinação poderá fazer com que doenças já erradicadas voltem a circular”.

“Como são doenças que estão sob controle, devido a vacinação, a população esqueceu dos riscos, mas são graves e podem deixar graves sequelas ou até mesmo causar óbitos”, complementa o Secretário de Saúde.

São mais de 18 tipos de vacinas ofertadas na rede pública de saúde, como COVID-19, BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela, Tríplice viral, Tetraviral, Varicela, HPV entre outras.

De segunda a sexta, o município disponibiliza 12 salas de vacina, nas Unidades Básicas de Saúde da Família, que estão abertas das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, além do Centro de Saúde da Ladeira que 7h30 às 17h. O Centro de Saúde da Ladeira também fica aberto aos sábados das 7h30 às 12h.

Confira a relação das Unidades Básicas de Saúde da Família que possuem salas de vacina:

Rosimeire Ajala

Angélica Anache

Gastão de Oliveira

Walter Victorio

Breno de Medeiros

Ranulfo Vasconcellos

Pedro Paulo 2

Luiz Fragelli

Popular Velha

Padre Ernesto Sassida

Bonifácio Tiaen

Humberto Pereira

Skip to content