Mais do que um item que representa o ambiente escolar, a carteira é aliada do estudante no cotidiano em sala de aula. É o mobiliário que garante uma acomodação adequada do aluno e seus materiais ao longo da jornada escolar, por isso precisa estar em boas condições e garantir a postura adequada.
Na Rede Municipal de Ensino de Corumbá, mil novos conjuntos de conjuntos de cadeiras e mesas escolares começaram a ser entregues em quatro escolas: Fernando de Barros, Izabel Côrrea de Oliveira, José de Souza Damy e Caic Padre Ernesto Sassida. A renovação do mobiliário faz parte de um planejamento da Secretaria Municipal de Ensino (Semed) que visa melhorar a qualidade de ensino prestado por meio de investimentos em várias frentes a partir de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) com contrapartida do Município de Corumbá.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, a renovação das carteiras atingirá toda Reme, de forma escalonada. “Em 2021, já realizamos a entrega de carteiras em nossas unidades. Dentro da nossa realidade financeira, estamos realizando a troca desse importante item para o bem-estar do aluno. Tudo isso faz parte de um processo de investimento que estamos fazendo na Educação municipal”, afirmou ao lembrar a entrega de kits de materiais e uniformes escolares, das reformas em escolas que estão em andamento e naqueles que irão também ser iniciadas, além de carros zero quilômetros para atender necessidades da parte operativa da Semed.
Em breve, o secretário destaca que a Reme receberá materiais esportivos, jogos de mesa, instrumentos para a fanfarra, parquinho infantil (playground) e novos ônibus que renovar e aumentar a frota atual.
Os novos jogos de cadeira e mesa seguem um novo modelo com design que atende à realidade trazida com a pandemia. Além do espaço para caderno, livros e demais objetos escolares, as carteiras trazem um espaço exclusivo para acomodar o frasco de álcool para desinfecção de mãos e objetos manipuláveis, além da garrafa de água individual.
Os modelos que chegam agora às escolas municipais de Corumbá ainda contam com um suporte na região frontal para tablets e celulares, de forma a auxiliar os alunos em pesquisas e aulas remotas via internet.
Segundo o fornecedor do novo mobiliário, Corumbá é a primeira cidade da região Centro-oeste que oferece os mobiliários adequados a realidade pós-pandemia, onde o cuidado com medidas sanitárias passaram a fazer parte do cotidiano.
Texto e fotos: Lívia Gaertner