Presidente do Sindicato dos Policiais Penais agradece apoio do prefeito de Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes recebeu nesta quinta-feira, 07 de abril, a visita institucional do presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso do Sul, André Santiago. Acompanhado de agentes que atuam na cidade, ele veio agradecer pessoalmente ao apoio recebido pelo prefeito de Corumbá.

“Representando o sindicato e em nome de toda a categoria, vim até aqui externar a nossa gratidão a toda ajuda que recebemos para a instituição da nossa categoria”, afirmou Santiago, destacando ainda que Marcelo Iunes foi “um dos primeiros prefeitos do Estado a encampar a ideia da Polícia Penal em Mato Grosso do Sul”.

O líder sindical ressaltou também a ajuda do Executivo corumbaense para o apoio formal da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) na reivindicação. “Por isso, prefeito Marcelo, fizemos questão de vir aqui hoje e entregar essa placa simbolizando essa parceria fundamental entre nós”, completou.

O prefeito agradeceu a homenagem e lembrou que a instituição da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul é importante para a toda a sociedade. “Vai ajudar muitos os municípios porque reforça a presença da Policia Militar nas ruas, uma vez que esses policiais deixarão de fazer atribuições internas nos presídios, que agora são da Polícia Penal”, afirmou o chefe do Executivo corumbaense.

Marcelo Iunes também destacou a sensibilidade do governador Reinaldo Azambuja na elaboração da Lei, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa. A medida altera a Lei 4.490/2014 e trata da carreira Segurança Penitenciária, atendendo reivindicação antiga da categoria.

Além de ampliar as atribuições dos servidores para enfrentar o crime organizado, a decisão libera policiais militares e civis para voltarem às atividades fora das unidades prisionais, reforçando a segurança da população. Com a criação dessa categoria, os agentes penitenciários passam a ser policiais penais e receberão um reajuste linear de 22,12%.

Skip to content