Professores de Educação Física iniciam ciclo de formações com a temática dos primeiros-socorros

Com a temática de Primeiros-Socorros, iniciou-se esta semana, dia 12, o Ciclo de Formação Continuada voltada para os professores de Educação Física da Reme – Rede Municipal de Ensino de Corumbá, onde há cerca de 90 profissionais desta área atuando.

Numa parceria entre Semed (Secretaria Municipal de Educação) e 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá, a palestra com conteúdo teórico e demonstrações aconteceu no auditório da escola Dom Bosco, onde os professores puderam também tirar dúvidas sobre como proceder em diversos casos que podem ocorrer em ambiente escolar.

Os sargentos Márcio Júnior Romero e Alyson Gustavo Silva dos Santos detalharam manobras e ações que podem salvar vidas desde que observado um ponto primordial.

“Dependendo o grau de instrução, a pessoa pode colaborar muito no salvamento para que o profissional de resgate tome as medias necessárias para um bom atendimento. Às vezes, acontece de não ser feito o atendimento por causa do nervosismo” esclareceu o sargento Alyson que recomendou que se faça sempre o acionamento das equipes da forma mais rápida possível.

Os militares foram categóricos em dizer que além da atenção à vítima, manter o local seguro e longe de tumulto de curiosos auxilia bastante as ações de salvamento.

O sargento Márcio lembrou que uma das características da cidade de Corumbá, que é o forte calor contribui para que as ocorrências de síncope sejam frequentes. O famoso desmaio pode causar desespero em quem tenta auxiliar a vítima, assim como casos de engasgos em crianças e adultos, principalmente na hora da alimentação.

Sobre os engasgos, os sargentos demonstraram com a participação dos professores que estavam na plateia como proceder. A chamada Manobra de Heimlich, conforme os militares, tem formas diferentes de aplicação em crianças e adultos.

Ao longo do ano, os professores de Educação Física da Reme receberão ainda outras formações com distintas temáticas: Educação Física na Educação Infantil; Educação Física no Ensino Fundamental; Iniciação Esportiva; Atividades Desportivas, entre outras.

A formação continuada tem por objetivo aperfeiçoar as práticas pedagógicas dos professores e assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos em todas as unidades da Reme, onde cerca de 15 mil alunos estudam diariamente.

Skip to content