Sandálias de Frei Mariano é atração desta terça-feira do Carnaval de Corumbá 2022

O tradicional bloco Sandálias de Frei Mariano é a grande atração desta terça-feira, 19 de abril, do Carnaval de Corumbá 2022. A concentração será realizada na Rua América, entre as ruas Frei Mariano e a Antônio Maria Coelho, à partir das 18 horas.

A área é aberta à toda comunidade e os abadás ainda podem  ser adquiridos na sede da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, localizada na rua Dom Aquino, nº 1380, ao preço de R$ 25. A descida do bloco está prevista para às 20h30.

Lenda e irreverência

Reza a tradição que Frei Mariano teria lançado uma maldição sobre a Cidade Branca, após ser acusado de não pagar o relógio da Igreja que havia construído. Ao ser expulso da cidade, Frei Mariano enterrou suas sandálias em algum local desconhecido e disse que Corumbá só se desenvolveria quando achassem suas sandálias.

Essa é uma das muitas lendas locais que ao longo dos anos povoaram o imaginário popular e hoje fazem parte da tradição carnavalesca da cidade. Tanto que, em 2006, foi criado o Bloco Sandálias de Frei Mariano formado, inicialmente, apenas por funcionários públicos.

Criado pela ex-presidente da Fundação de Cultura do Município, Heloísa Urt, já falecida, com o passar do tempo e também pela força de sua história, outros foliões agregaram-se ao bloco que, embora extraoficialmente, chega a ter mais de mil pessoas descendo a avenida, entoando os versos da marchinha a Frei Mariano.

Skip to content