Uma nova ferramenta de gestão escolar foi apresentada na manhã desta sexta-feira, 01 de abril, para os diretores e diretores-adjuntos das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Corumbá.
A apresentação foi feita pelo próprio secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu que, com experiências de sucesso como gestor em escolas do município e baseando-se em exemplos nacionais, elaborou o formulário de avaliação com critérios elencados em cinco diretrizes: Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Sistemas de Informação da Gestão Escolar e Escrituração, Gestão de Infraestrutura Escolar e Gestão de Ensino e Aprendizagem.
Segundo o secretário Genilson, a implantação da nossa ferramenta já acontece nesse bimestre letivo e corrigirá percepções distorcidas que podiam ser produzidas pelo sistema antigo.
“Agora, não utilizaremos mais de notas de zero a cinco pontos. Era algo muito subjetivo com o qual cada gestor não tinha parâmetros para essa avaliação. O resultado da “temperatura” do termômetro será baseado em planos, cadastros, prestações de contas atualizados e completos, em controle e armazenamento de informações por meios de boletins, mapeamentos e demais mecanismos avaliativos”, resumiu Genilson.
O formulário será preenchido uma única vez por unidade de ensino em períodos pré-estabelecidos pela Secretaria de Educação. Após tabulação desses dados, o desempenho de cada escola poderá ocupar um dos cinco estágios do termômetro conforme coloração, a saber: vermelho, amarelo, laranja, azul claro e azul escuro, sendo as cores quentes para referenciar resultados que merecem alerta e melhoras e as frias para as melhores avaliadas.
Neste ano de 2022, as 31 unidades da Rede Municipal de Ensino, incluindo escolas das zonas urbanas, rurais e de difícil acesso, bem como os centros de educação infantil, estão com novos gestores que, passaram a contar também, com o PDDEM – Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal que oportuniza a gestão de recursos que poderão ser utilizados ao longo do ano em demandas específicas contempladas em lei. Entre elas: manutenção e reparos de suas estruturas física, hidráulica, elétrica, bem como pequenas reformas; conservação preventiva e corretiva das Unidades, limpeza da área escolar, etc.
Texto e foto: Lívia Gaertner