“Arroz Pantaneiro e Salada Tropical” vence 1° Desafio das Merendeiras de Corumbá

Preparada por Marianil Vilalva da Cunha Seabra, servidora da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, a receita de “Arroz Pantaneiro e Salada Tropical” foi a grande vencedora do 1º Desafio Estadual das Merendeiras, atividade que integra o Cidade Empreendedora e reúne profissionais de 21 municípios do Mato Grosso do Sul. Com a vitória, Marianil vai representar Corumbá na etapa Estadual.

Adriele de Arruda Assad, da Escola Municipal Padre Ernesto Sassida, ficou com a segunda colocação com a receita de “Risoto Pantaneiro e Salada Mix Colorida”, e Cláudio Assad Galharte, da Escola Municipal Djalma de Sampaio Brasil, ficou com a terceira colocação com o prato “Maxixe Pantaneiro e Creme de Abóbora Cabotiã”. O concurso foi realizado na tarde da última sexta-feira, 27 de maio.

Voltado para valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, além de incentivar a adoção de receitas mais saudáveis com uso de produtos da agricultura familiar, o desafio terá duas etapas: uma municipal e uma estadual. A primeira fase abrange profissionais de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.

Antes da competição, todas as inscritas participaram de uma oficina preparatória ministrada por um chef de cozinha com técnicas de manipulação e preparação de alimentos e, após a capacitação. Depois da fase municipal, as merendeiras que conquistarem o primeiro lugar em cada município irão disputar a estadual, quando concorrerão entre si.

Dessa vez, elas terão que preparar as receitas e apresentá-las a um novo comitê de avaliação que irá escolher as três melhores. A disputa será realizada em Campo Grande, de forma presencial com a participação de todas as profissionais, e irá premiar as merendeiras que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar. A competição final ocorrerá ainda neste ano, em data a ser definida pela organização. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas ao clicar aqui ou por meio do número 0800 570 0800.

Fotos: Renê Marcio Carneiro

Skip to content