A implantação de um projeto de extensão que inclua alunos da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (REME) e acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal foi discutido nesta terça-feira, 17 de maio, entre o prefeito Marcelo Iunes e a professora Beatriz Xavier.
A secretária-adjunta de Educação, Maria do Carmo de Arruda Provenzano Brun, e a professora Jaqueline Pagung Ribeiro, coordenadora municipal do Programa de Prática de Ações Educacionais (PAE), também participaram do encontro, realizado no Paço Municipal. O objetivo é oferecer atendimento psicológico aos estudantes neste período pós-pandemia.
“Nossa ideia é oferecer um atendimento individualizado a esses estudantes e também um trabalho em grupo, com foco em temas como relações interpessoais, cidadania e identidade”, explicou a professora Beatriz Xavier, que também integra o Mestrado em educação Social da UFMS.
Ainda de acordo com a professora, os acadêmicos – supervisionados por um profissional qualificado – também vão abordar questões ligadas à automutilação, suicídio e uso de drogas, ocorrências que, durante a pandemia, tiveram um aumento significativo em todo o País. A proposta é incluir até 37 acadêmicos do curso de Psicologia.
O prefeito Marcelo Iunes determinou que a Secretaria de Educação empenhe todo esforço possível para que o projeto de extensão seja executado ainda neste ano letivo. Ele destacou a importância do trabalho, principalmente em caráter preventivo, com os estudantes da Rede Municipal.